
Um princípio de incêndio em um equipamento de solo mobilizou equipes de emergência e levou à evacuação de um avião da Latam na noite desta quinta-feira (4), no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos. Apesar do susto, ninguém ficou ferido.
O voo tinha como destino Porto Alegre e já estava com os passageiros embarcados quando a fumaça do equipamento acionou os protocolos de segurança. Segundo a Latam, todos foram retirados rapidamente pela ponte de embarque e também pela escorregadeira de emergência, com apoio da tripulação treinada.
Imagens feitas por passageiros mostram as chamas muito próximas à aeronave. A Latam informou que o equipamento que pegou fogo pertence a uma empresa terceirizada responsável pelo carregamento de cargas.
A GRU Airport, administradora do terminal, afirmou que todos os procedimentos de segurança foram aplicados imediatamente e que a brigada de incêndio, junto aos bombeiros aeronáuticos, atuou na contenção das chamas. Por cerca de dez minutos, o abastecimento de aeronaves foi interrompido por precaução, sem afetar as demais operações do aeroporto.

Relatos de quem estava no voo
O passageiro Lucas Lima contou que o avião estava lotado e que muitos ainda estavam se acomodando quando veio o primeiro aviso de evacuação.
“Algumas pessoas tentavam pegar as malas, mas os comissários gritavam para deixar tudo e sair rapidamente pela frente. De dentro do avião não dava para ver fumaça, então ninguém entendeu de imediato o motivo”, disse.
Todos os embarcados receberam um voucher de R$ 150 para o jantar. A Latam informou que 159 passageiros chegaram a Porto Alegre às 2h54 desta sexta (5). Outros dez passageiros serão realocados em novos voos ou seguirão por via terrestre.
O que diz a Latam
A companhia informou que o princípio de incêndio foi provocado por um equipamento de solo terceirizado e que a situação foi controlada rapidamente, sem feridos. A empresa reforçou que está prestando assistência aos clientes e que a segurança é prioridade em todas as suas operações.






