11 dezembro 2025

PF: chefe da Receita desviava mercadorias e fingia doar para a igreja

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A Polícia Federal (PF), em parceria com a Corregedoria da Receita Federal, deflagrou nesta quinta-feira (11/12) a Operação La Mano de Dios, que mira um esquema de desvio de mercadorias apreendidas na Alfândega de Ponta Porã (MS).

A investigação aponta que uma servidora em cargo de chefia e funcionários terceirizados atuavam em conluio para retirar bens de alto valor do depósito da unidade.

Leia também

Os policiais cumpriram mandados de busca e apreensão e afastaram a servidora das funções públicas por decisão judicial.

Durante as diligências, mercadorias desviadas foram encontradas tanto na casa dela quanto na residência de um dos terceirizados.

Um dos pontos centrais da investigação é o uso irregular de um veículo apreendido pela Receita Federal.

Imagens do circuito interno de segurança registraram o carro sendo utilizado para transportar produtos que deveriam permanecer sob custódia do órgão.

Para justificar a retirada, o grupo afirmava falsamente que os itens seriam “doações para uma entidade religiosa”.

O relatório que desencadeou a operação foi produzido pela própria Corregedoria da Receita Federal, que identificou movimentações incompatíveis com o fluxo regular do depósito.

A PF agora analisa o material apreendido para aprofundar a responsabilização dos envolvidos.

O nome da operação, La Mano de Dios, é uma referência ao famoso gol de Maradona na Copa do Mundo de 1986, uma metáfora para a forma como os investigados, mesmo diante das câmeras, tentavam “marcar o gol” desviando bens públicos às escondida

- Publicidade -

Veja Mais