13 dezembro 2025

PF deflagra operação e prende grupo que invadia sistemas do INSS para liberar benefícios falsos

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Foto: Reprodução

A Polícia Federal desencadeou nesta quinta-feira (4) a Operação Hacker SA II, com o objetivo de desarticular um grupo criminoso responsável por fraudar benefícios previdenciários com a ajuda de um servidor público. A ação ocorreu em parceria com a Coordenação-Geral de Inteligência da Previdência Social (CGINP/MPS).

De acordo com as investigações, a quadrilha invadia sistemas internos do INSS para liberar benefícios de forma irregular, incluindo pensões por morte, auxílios-reclusão, pensões alimentícias e seguros-desemprego. Até agora, já foram identificados 226 benefícios fraudulentos, gerando um prejuízo que ultrapassa R$ 10 milhões aos cofres públicos.

Para avançar nas apurações, a Justiça Federal expediu sete mandados de busca e apreensão e dez mandados de prisão preventiva, cumpridos nos estados do Pará, São Paulo e Maranhão.

Equipamentos eletrônicos e documentos recolhidos durante a operação serão periciados, com o objetivo de identificar novos envolvidos e detalhar o funcionamento completo do esquema criminoso.

- Publicidade -

Veja Mais