9 dezembro 2025

PF, PMRO e Ibama em combate a crimes ambientais em Rondônia apreendem madeira ilegal e caminhões

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Foto: Reprodução / PF

A Polícia Federal, em parceria com a Polícia Militar de Rondônia (PMRO) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), realizou entre os dias 5 e 8 de dezembro mais uma etapa da Operação Madeira Mamoré. A ação ocorreu nos municípios de Guajará-Mirim, Nova Mamoré e Porto Velho, com foco no enfrentamento a crimes ambientais na região de fronteira.

Foram quatro dias de operação contínua, envolvendo mais de 50 policiais e fiscais ambientais dedicados a combater a exploração ilegal de madeira e o desmatamento na área. Durante as diligências, duas madeireiras em Nova Mamoré foram identificadas como suspeitas de funcionar de maneira irregular. No local, os agentes encontraram madeira sem comprovação de origem.

Foto: Reprodução / PF

Com as irregularidades confirmadas, os estabelecimentos foram autuados e tiveram suas atividades suspensas. A determinação incluiu a interrupção imediata de serrarias, vendas e desdobramento de madeira.

Ao todo, foram apreendidos cerca de 55 metros cúbicos de madeira de lei e dois caminhões. O material recolhido será destinado ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Foto: Reprodução / PF

A Operação Madeira Mamoré segue ativa, unindo forças policiais e ambientais para reprimir crimes ambientais e reforçar a proteção das áreas de fronteira no noroeste de Rondônia.

- Publicidade -

Veja Mais