
A Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio da Delegacia de Combate a Roubos e Extorsões (DCORE), deflagrou na manhã desta quarta-feira (17) uma operação para investigar um esquema criminoso envolvendo o roubo de 114 bovinos, duas motocicletas e a prática de falsidade ideológica.
A ação contou com a participação de mais de 40 policiais civis e resultou no cumprimento de 13 mandados judiciais, sendo 12 de busca e apreensão e um de prisão. As ordens foram executadas simultaneamente no Acre, em cidades do interior do estado, e também em Rondônia.
De acordo com as investigações, o grupo utilizava Guias de Trânsito Animal (GTAs) falsas para dar aparência de legalidade à comercialização dos bovinos roubados. O esquema permitiria a venda irregular dos animais no mercado formal, mascarando sua verdadeira origem.
A operação tem como objetivo prender parte dos executores do roubo e reunir provas que confirmem a atuação de uma organização criminosa estruturada, especializada na receptação e no chamado “esquentamento” de GTAs. Com isso, animais provenientes de atividades ilícitas eram repassados a terceiros como se fossem legalizados.
As investigações continuam para identificar todos os envolvidos e dimensionar a extensão do esquema criminoso. A Polícia Civil informou que novas informações poderão ser divulgadas à medida que o trabalho avance.






