7 dezembro 2025

Tetracampeã aos 17: Rayssa Leal lidera disputa e conquista a Street League novamente

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A skatista brasileira Rayssa Leal garantiu, neste domingo (7/12), o quarto título seguido da Street League, competição considerada o circuito mais relevante do skate street internacional. A decisão ocorreu no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, diante de quase 10 mil espectadores. A atleta de 17 anos encerrou a temporada mantendo a hegemonia na modalidade e superando uma final com nomes de destaque do cenário olímpico.

Após confirmar o título, Rayssa afirmou que a conquista era o objetivo traçado para 2025. “Estou muito feliz, não tenho palavras, era 100% a meta do ano”, declarou.

Veja as fotosAbrir em tela cheia Rayssa Leal vence STU etapa de Porto AlegreReprodução/Julio Defeton Rayssa Leal no STU Pro Tour do RioReprodução/ Pablo Vaz /STU Rayssa LealRayssa Leal se tornou a primeira tricampeã mundial do skate no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo (Reprodução)

Voltar
Próximo

Leia Também

Famosos
A fadinha cresceu! Rayssa Leal celebra a chegada dos 17 anos com festão

Esportes
Após garantir bronze no skate, Rayssa Leal retorna ao colégio e ganha homenagem

Olimpíadas 2024
COI notifica comitê brasileiro após mensagem religiosa de Rayssa Leal em libras

Esportes
Campeã! Skatista Rayssa Leal vence etapa de Porto Alegre do STU Pro Tour

Ela também citou oscilações durante a temporada e a importância de vencer em casa: “Tive algumas falhas esse ano, mas fiquei muito feliz em vencer aqui, com o público cheio e representar o Brasil”.

A skatista ainda relembrou o susto no treinamento do dia anterior, quando sofreu uma queda: “No treino eu cai, bati a cabeça, virei o joelho, mas hoje eu acordei melhor desse torcicolo”. Mesmo com dores, reforçou que se sentiu pronta para competir: “Mesmo machucada, competi muito feliz, fiquei 100% para a competição”.

A final reuniu quatro japonesas: Coco Yoshizawa, atual campeã olímpica; Liz Akama, medalhista de prata; Yuna Nakayama, bronze em Tóquio 2021; e Yumeka Oda, campeã mundial, além da australiana Chloe Covell, uma das principais promessas da modalidade.

Com o cancelamento do Campeonato Mundial de 2025, que seria promovido pela World Skating em setembro, a etapa paulista ganhou status de principal evento da temporada por concentrar as maiores estrelas do circuito.

A disputa manteve a tendência de domínio das atletas mais jovens. A mais experiente da final era a japonesa Funa Nakayama, de 20 anos. Rayssa, que completa 18 em janeiro, começou a prova com uma volta sólida que lhe rendeu 8.3 pontos, garantindo a liderança provisória. Mesmo com uma entorse no tornozelo direito, avançou às manobras individuais à frente de Covell por 0.1 ponto.

Na primeira manobra, Rayssa utilizou o corrimão redondo para executar um dos seus movimentos mais recorrentes, alcançando 7.5 pontos e mantendo a dianteira com 15.8, contra 15.2 de Yumeka Oda. Apesar de uma queda na segunda rodada, a brasileira se sustentou na liderança. Na sequência, com o avanço técnico de Oda e Akama, o equilíbrio aumentou, mas Rayssa respondeu com precisão e recebeu 8.7 pontos, preservando a primeira colocação.

Na penúltima passagem, a brasileira ampliou a vantagem com 8.1. Na última tentativa, Oda caiu e perdeu a chance de disputar o título. Covell também não conseguiu completar sua manobra final. Assim, Rayssa chegou à derradeira execução já campeã, confirmando o tetracampeonato da Street League.

A vitória consolida mais um capítulo de destaque na trajetória da brasileira, que segue entre as principais referências do skate mundial.

Transforme seu sonho com a força do esporte. Aposte agora na Viva Sorte! Acesse clicando aqui!

- Publicidade -

Veja Mais