O município de Teodoro Sampaio, no interior de São Paulo, registrou um tornado no final da tarde da última sexta-feira (12/12). Segundo a Defesa Civil, o fenômeno é conhecido como landspout e tem algumas diferenças em relação a um tornado convencional.
O fenômeno é considerado um tornado fraco e se forma de maneira diferente dos tornados tradicionais. No landspout, a rotação começa no solo, antes mesmo de a nuvem de tempestade se desenvolver totalmente. “À medida que o ar quente sobe, ele “estica” esse giro do solo, formando um funil fino e levantando poeira e detritos, explicou a Defesa Civil”
“No vídeo, observa-se exatamente esse comportamento: coluna estreita, rotação próxima ao chão e ausência de uma conexão clara entre o funil e a base da nuvem. Esses detalhes indicam que o fenômeno é compatível com um landspout, que costuma ser mais fraco, de curta duração e sem dados muito significativos.” Como não é formado dentro de uma grande tempestade, como os tornados tradicionais, o landspout costuma ter intensidade menor.
Leia também
-
Moradores acusam Enel de mudar data de início do apagão em protocolo
-
Apagão em SP: protestos contra a Enel têm vias fechadas e fogo
-
Comerciantes amargam prejuízos em apagão de 4 dias na Bela Vista
-
Apagão em SP: restaurantes devem perder R$ 100 milhões, diz entidade
O fenômeno foi registrado por volta das 18h45 no bairro Nova Teodoro II e provocou estrago na região. Segundo as autoridades, houve destelhamento em sete imóveis, sendo cinco total e outros dois de forma parcial. O cemitério municipal também foi atingido por destelhamento e alguns túmulos foram danificados.
A Defesa Civil ainda registrou quedas de muros e árvores. Ninguém ficou ferido ou desabrigado.






