16 de junho de 2026

Trump alfineta Zelensky sobre negociações: “Não tem cartas na manga”

Trump alfineta Zelensky sobre negociações: “Não tem cartas na manga”
Trump alfineta Zelensky sobre negociações: “Não tem cartas na manga”

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quarta-feira (3/12) que o líder ucraniano Volodymyr Zelensky deveria ter buscado uma solução para o conflito com a Rússia mais cedo, alertando que a situação atual se voltou amplamente contra Kiev.

“Eu disse ‘vocês não têm cartas na manga’”, declarou Trump a repórteres na Casa Branca, referindo-se ao encontro que teve com ucraniano. “Aquele era o momento de negociar. Achei que teria sido um momento muito melhor para negociar… Eles têm muitas coisas contra eles agora”, acrescentou.

- Publicidade -

Na ocasião, em fevereiro, Trump ressaltou que Washington poderia retirar seu apoio caso a Ucrânia não buscasse um acordo, enfatizando que o país não tinha poder de barganha no conflito. Durante o encontro, os líderes protagonizaram um grande bate-boca, na Casa Branca, enquanto enfrentavam grandes divergências.

Trump alfineta Zelensky sobre negociações: “Não tem cartas na manga” - destaque galeria4 imagensPresidentes Donald Trump (EUA) e Volodymyr Zelensky (Ucrânia)Zelensky e Trump discutem na Casa BrancaEncontro de Trump e Zelensky Fechar modal.MetrópolesTrump e Zelensky1 de 4

Trump e Zelensky

Andrew Harnik/Getty ImagesPresidentes Donald Trump (EUA) e Volodymyr Zelensky (Ucrânia)2 de 4

Presidentes Donald Trump (EUA) e Volodymyr Zelensky (Ucrânia)

Andrew Harnik/Getty ImagesZelensky e Trump discutem na Casa Branca3 de 4

Zelensky e Trump discutem na Casa Branca

Andrew Harnik/Getty ImagesEncontro de Trump e Zelensky 4 de 4

Encontro de Trump e Zelensky

Photo by Chip Somodevilla/Getty Images

 

Leia também

Zelensky aponta avanços

Apesar das críticas do republicano, Zelensky afirmou que as negociações seguem avançando. Em pronunciamento nesta quarta, o líder ucraniano destacou que sua equipe aguarda novas reuniões com enviados do presidente americano em Washington, além de participar de encontros em Bruxelas, incluindo o Conselho Ucrânia-Otan, e reuniões com equipes de segurança de líderes europeus.

“Estamos preparando reuniões nos Estados Unidos — após o retorno da equipe americana de Moscou e na sequência das consultas pertinentes em Washington — Rustem Umerov, Andrii Hnatov, juntamente com o restante da equipe de negociação, continuarão as discussões com os enviados do presidente Trump”, disse.

O presidente ucraniano destacou ainda que a Ucrânia tem se mostrado “totalmente construtiva” e ágil na colaboração com parceiros internacionais, incluindo os Estados Unidos, e espera retornos sobre as tratativas em breve, seja de forma presencial ou por telefone.

No plano internacional, o secretário-geral da Otan, Mark Rutte, reafirmou, ainda nesta quarta-feira, que a aliança continuará a investir bilhões em armas para a Ucrânia em 2025, reforçando o apoio militar e político de Europa e Estados Unidos ao país.

Enquanto a diplomacia avança, o conflito no território permanece ativo. Moscou anunciou ter assumido o controle das cidades estratégicas de Pokrovsk e Vovchansk, no leste ucraniano, versão contestada por Kiev, que acusa a Rússia de exagerar ganhos militares.

Segundo o Kremlin, ainda não há acordo formal e não está prevista reunião direta entre Vladimir Putin e Donald Trump, com os próximos passos dependendo do progresso das tratativas técnicas entre as equipes.