Enquanto a tensão na América Latina cresce a cada dia que se passa, o governo dos Estados Unidos anunciou ter apreendido um navio petroleiro na região costeira da Venezuela. De acordo com o presidente norte-americano, Donald Trump, o caso ocorreu nesta quarta-feira (10/12).
“Acabamos de apreender um [navio] petroleiro na costa da Venezuela, um grande petroleiro, muito grande”, declarou Trump durante evento na Casa Branca. “O maior já apreendido, na verdade”.
Até o momento, não foram divulgadas mais informações sobre a embarcação. O caso coloca mais fogo no já inflamado barril de pólvora que se tornou a América Latina e o Caribe nos últimos meses, e aumenta ainda mais a pressão de Washington contra o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro.
Leia também
-
Governo Trump ordena saída imediata de cidadãos dos EUA da Venezuela
-
Trump ameça Venezuela e sinaliza ataques por terra “em breve”
-
Trump convoca alto escalão da segurança para reunião sobre a Venezuela
-
Maduro ignora ultimato de Trump e decide não fugir da Venezuela
Em meados de agosto, Trump ordenou o início de uma mobilização militar norte-americana massiva na região, que inclui navios de guerra, caças de última geração, um submarino nuclear e o maior porta-aviões do mundo: o USS Gerald R. Ford.
De acordo com o republicano, a medida busca combater cartéis de drogas que transitam pela região, transportando entorpecentes para os EUA. Maduro, por exemplo, é acusado de liderar o cartel de Los Soles, grupo recentemente classificado como organização terrorista internacional pelo governo norte-americano.
Por conta da suposta ligação entre o líder chavista e o grupo, Trump já sinalizou que a Venezuela pode ser alvo de operações militares dos EUA, sob a justificativa do combate ao terrorismo provocado pelo tráfico internacional.






