10 dezembro 2025

Tumulto na Câmara deixa deputados feridos e jornalistas agredidos durante ação policial

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Os três deputados do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) envolvidos na confusão que tomou conta do plenário da Câmara nesta terça-feira (9/12) receberam atestados médicos e foram orientados a se afastar das atividades por dois dias. Exames realizados pelo Departamento de Atenção à Saúde da Casa identificaram traumatismos superficiais em Glauber Braga (RJ) e Sâmia Bomfim (SP), além de entorse e distensão no tornozelo de Célia Xakriabá (MG), que precisou passar por tomografia. As lesões ocorreram durante a ação dos policiais legislativos que retiraram Glauber à força da cadeira da Presidência, ocupada em protesto contra o andamento de seu processo de cassação.

Segundo os laudos, Glauber sofreu impactos no ombro e no braço, enquanto Sâmia apresentou machucados na mão e no punho. Já Célia teve torção no tornozelo após tentar intervir na retirada do colega. Os três parlamentares foram empurrados durante o tumulto que se formou quando agentes do Depol avançaram para desocupar a Mesa Diretora. A ocupação de Glauber durou pouco mais de duas horas e ocorreu em reação à decisão do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos/PB), de incluir na pauta o parecer que recomenda a cassação do deputado.

Veja as fotosAbrir em tela cheia Polícia Legislativa retirando o deputado federal Glauber Braga (PSOL/RJ)Reprodução: Instagram/@_mariadorosario Laudo médico de Sâmia Bomfim Sâmia Bomfim registrou marcas das agressões após a Polícia Legislativa tirar a força o esposo, o deputado Glauber Braga (PSOL/RJ) Polícia Legislativa retirando o deputado federal Glauber Braga (PSOL/RJ)Reprodução: X/@pastorhenriquev Polícia Legislativa retirando o deputado federal Glauber Braga (PSOL/RJ)Reprodução: X/@pastorhenriquev

Voltar
Próximo

Leia Também

Política
Deputado Glauber Braga entra com recurso contra sua cassação aprovada na CCJ

Notícias
Glauber Braga cita “recuo” de Hugo Motta após parar com greve de fome

Política
Após acordo com Hugo Motta, Glauber Braga encerra greve de fome na Câmara

Política
“Acabei perdendo muito peso nas últimas horas”, diz Glauber Braga em seu 7º dia de greve

A operação de retirada provocou um cenário de confronto generalizado no plenário. Jornalistas que acompanhavam a sessão foram mandados para fora e relataram agressões por parte dos policiais legislativos. A repórter Soane Guerreiro, do SBT, contou ter levado uma cotovelada nas costelas. Ana Flor, da Globo, afirmou ter sido empurrada repetidas vezes ao tentar se aproximar da movimentação. Já a produtora Débora Cardoso, da Record, disse ter levado uma cotovelada no diafragma. A TV Câmara interrompeu a transmissão pouco antes da ação dos agentes, o que gerou críticas de entidades de imprensa.

Organizações como a Fenaj e o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal divulgaram notas de repúdio ao episódio, classificando a conduta dos policiais legislativos como truculenta e denunciando a retirada dos profissionais de comunicação do plenário.

A confusão se intensificou em meio à disputa política em torno do mandato de Glauber Braga, que responde a processo por quebra de decoro após empurrar um militante no ano anterior. O episódio também ocorre no contexto da discussão do PL da Dosimetria, que poderia impactar a pena de Jair Bolsonaro.

- Publicidade -

Veja Mais