Os ventos fortes que atingem a cidade de São Paulo nesta quarta-feira (10/12), foram responsáveis pelo cancelamento de cinco voos e remanejamento de outros 10 no Aeroporto de Congonhas, na zona sul da capital.
Em nota, a Aena, concessionária responsável pela administração do aeroporto, afirmou que está operando normalmente nesta quarta-feira, mas que as decisões de alteração nos voos partiram das companhias aéreas, por causa dos ventos fortes. Três chegadas e duas partidas foram canceladas e 10 voos foram alternados para outros aeroportos.
Segundo a Defesa Civil, no início da manhã, por volta das 9h, a região do Aeroporto de Congonhas registrou ventos de 69 km/h. De acordo com a última atualização do órgão, a capital paulista teve ventos de 81,7 km/h às 11h20.
Até por volta de 10h30, a região metropolitana de São Paulo já tinha 46 chamados para ocorrências de quedas de árvore.
Reflexos do ciclone extratropical
De acordo com a Defesa Civil, mesmo distante do território paulista, o ciclone extratropical é amplo e intenso o suficiente para afetar diversas regiões paulistas. De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo, apesar dos fortes ventos, a capital paulista e a região metropolitana de São Paulo devem ter sol entre nuvens no período da tarde.
O CGE aponta que a velocidade média dos ventos deve chegar a 30 km/h, com rajadas de ventos pontuais acima dos 70 km/h. Além disso, há risco de quedas de árvores.
Impactos em SP
Segundo o meteorologista da Defesa Civil Willian Minhoto, o ciclone, apesar de ter se formado na região sul do Brasil, atrai ar de outras regiões do país, canalizando correntes de ar quente e úmido vindas do Norte e do Centro-Oeste. A condição favorece chuva, formação de nuvens carregadas e tempestades.
Além disso, Minhoto explicou que a borda do ciclone está associada à passagem de uma frente fria que, ao avançar por São Paulo, provoca queda de temperatura, aumento de nebulosidade e ventos de moderados a fortes. O estado sofre efeitos significativos, mesmo longe do núcleo do fenômeno.
Leia também
-
Ciclone pode causar ventos de até 90 km/h em São Paulo. Veja previsão
-
Cidade de São Paulo tem manhã com ventos de mais 80 km/h
-
Quase 500 mil moradores de São Paulo estão sem luz após fortes chuvas
-
Com chuva e greve de ônibus, São Paulo bate recorde de trânsito. Veja
A faixa leste do estado de São Paulo pode ser atingida por ventos de mais de 90 km/h por estar na zona de fluxo intensificado. A topografia, com áreas de serra e relevo irregular, também canaliza o vento e potencializa as rajadas.
Um gabinete de crise montado pela Defesa Civil e composto por lideranças das concessionárias de energia, Corpo de Bombeiros, Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Fundo Social do Estado de SP, Sabesp, Artesp e Arsesp já atuam no monitoramento do ciclone e eventuais consequências.
Previsão para quinta-feira (11/12)
- Segundo o CGE, nesta quinta-feira (11/12) a chuva deve diminuir “totalmente” e o sol aparecerá entre nuvens no decorrer do dia, porém os ventos ainda devem continuar.
- As temperaturas vão variar entre a mínima de 20°C na madrugada e, no período da tarde, a máxima pode chegar aos 28° C.
- A umidade do ar deve ter uma ligeira queda, com índices entre 42% e 95%.






