
A vice-governadora Mailza Assis, realizou nesta quarta-feira, 17, a entrega da reforma da unidade de Serviço Especializado em Dermatologia da Fundação Hospitalar Governador Flaviano Melo (Fundhacre). A iniciativa visa ampliar a capacidade de atendimento e garantir mais eficiência nos serviços prestados à população.
Durante a solenidade, a vice-governadora destacou a importância dos investimentos na saúde pública e o compromisso do governo em oferecer um atendimento mais digno e humanizado aos acreanos.
“Essa entrega representa mais um passo no fortalecimento da nossa rede de saúde. Estamos trabalhando para garantir que cada paciente seja atendido com qualidade, respeito e segurança. É gratificante ver os recursos do Estado sendo aplicados em melhorias que impactam diretamente a vida das pessoas”, afirmou Mailza.
O secretário de Estado de Saúde, Pedro Pascoal, também ressaltou a relevância da entrega para o fortalecimento da rede de atendimento especializado.
“O Serviço Especializado de Dermatologia já existia, mas foi totalmente revitalizado, ampliado e passou a oferecer melhores condições de atendimento aos nossos pacientes. O Acre, dentro do contexto da Região Norte, possui doenças dermatológicas específicas, como a hanseníase, a leishmaniose e o câncer de pele. Com essa renovação, passamos a atender até 50 pacientes por semana”, ressaltou.
Pedro Pascoal também informou que quando há necessidade de biópsia, o governo tem convênio com laboratórios para que o laudo seja emitido em até cinco dias.

“Hoje, no dia da inauguração, já conseguimos realizar 30 pequenos procedimentos, como biópsias, retirada de tecidos e reconstruções. Esse avanço consolida o Acre como referência não apenas para o nosso estado, mas também para o Amazonas e Rondônia, beneficiando pacientes de várias regiões”, destacou o secretário.
O presidente interino da Fundação Hospitalar, Dr. Rafael de Carvalho, ressaltou a importância da reestruturação do serviço e do acolhimento aos pacientes. “O serviço de dermatologia historicamente acolhe muitos pacientes com doenças que, por muito tempo, foram discriminadas, como a hanseníase. Aqui, esses pacientes encontram um porto seguro de acolhimento e tratamento. Também atendemos casos recorrentes de doenças infecciosas, complicações e tumores de pele, como o melanoma, um tipo agressivo de câncer. Ter um espaço novo, acolhedor, humanizado e uma equipe treinada é essencial para que esses pacientes se sintam bem recebidos e tratados”, afirmou o médico.

O investimento total na obra e na aquisição de equipamentos foi de R$ 531.082,54, custeados integralmente com recursos próprios do Estado. A reforma contemplou melhorias estruturais, como troca de piso no centro cirúrgico e na fisioterapia, correção de infiltrações, pintura epóxi, ajustes na rede elétrica e de dados, readequação de banheiros com acessibilidade, abertura de novos consultórios, adequação da sala de pré-consulta e melhorias no almoxarifado.
Além da obra, foram adquiridos 83 novos equipamentos, entre eles balanças antropométricas, biombos triplos, focos clínicos e cirúrgicos, dentre outros, reforçando a modernização da infraestrutura hospitalar.
A ação da Sesacre tem como objetivo central melhorar a qualidade da assistência à população, oferecendo um serviço mais eficiente e humanizado para os pacientes do estado.
Por Secom






