O helicóptero Águia, da Polícia Militar (PM), realizou uma série de patrulhamentos preventivos para evitar afogamentos na tarde deste sábado (3/1), resgatando cinco banhistas em perigo na Praia da Enseada, no Guarujá, litoral de São Paulo. A operação faz parte do trabalho do Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar), que mantém monitoramento constante para garantir a segurança de quem frequenta o litoral paulista.
Segundo o GBMar, o helicóptero da PM participou de três resgates consecutivos: o de um homem em bodyboard, exausto devido à forte correnteza; uma mulher que já havia recebido ajuda de um surfista; e três pessoas em processo de afogamento. Duas vítimas foram retiradas a nado pelos guarda-vidas, enquanto as demais foram resgatadas com o puçá — equipamento usado para levar banhistas em segurança até a faixa de areia.
De acordo com o último boletim do GBMar, 64 ocorrências de afogamento foram registradas ao longo do dia, com 113 pessoas salvas. Ao todo, 7 óbitos foram confirmados. Todos os casos haviam sido inicialmente registrados como desaparecidos e, posteriormente, localizados e reconhecidos. Os municípios onde ocorreram as mortes foram: Bertioga (2), Guarujá (1), Itanhaém (1), Ubatuba (1), Praia Grande (1) e São Vicente (1).
Até a quinta-feira (02/01), o GBMar havia realizado 23.481 ações preventivas em diferentes praias do litoral paulista, reforçando a importância de respeitar a sinalização, seguir as orientações dos guarda-vidas e evitar entrar no mar em condições de risco.
Leia também
-
Réveillon: bombeiros retomam buscas por desaparecidos no litoral de SP
-
Bombeiros buscam banhista arrastado pelas ondas no litoral de SP
-
Criança de 10 anos é resgatada em estado grave após se afogar com tio
-
Pode usar cadeira e guarda-sol? Entenda novas regras no litoral de SP
Ocorrências no Réveillon
Entre os dias 29 e 31 de dezembro de 2025, o Grupamento de Bombeiros Marítimos atendeu a 130 ocorrências de afogamento, realizou 180 pessoas e registrou três mortes, além dos desaparecimentos.
Dentre todas as cidades do litoral, Guarujá foi a mais impactada durante os três dias de festas de fim de ano, com 48 registros de afogamento. Somente no dia 31, a cidade teve 41 atendimentos, resultando em 64 pessoas salvas e um óbito. Em seguida, Ubatuba se destacou como a segunda cidade com maior número de ocorrências, com 34 atendimentos entre os dias 29 e 31 de dezembro e 40 pessoas resgatadas.
Como se proteger e evitar afogamentos
O afogamento é um tipo de acidente grave que ocorre quando uma pessoa aspira líquidos não corporais, como água, e pode acontecer em rios, lagos, piscinas, oceanos e até na banheira de casa. Por isso, é fundamental ter atenção redobrada e seguir algumas orientações de segurança.
Fique alerta:
- Nunca deixe bebês sozinhos no banho ou perto de qualquer recipiente com líquidos.
- Fique de olho nas crianças e estabeleça regras claras de segurança.
- Em praias, rios e represas, informe-se sobre a profundidade e os melhores locais para banho.
- Use sempre colete salva-vidas em embarcações.
- Evite entrar na água após consumir bebidas alcoólicas.
- Não nade sozinho, em locais isolados ou durante a noite.
- Ao nadar, siga em diagonal à correnteza e, se não conseguir sair, peça ajuda imediatamente.
O que fazer durante um afogamento:
- Não lute contra a correnteza e evite entrar em pânico; tente flutuar e pedir socorro.
- Siga rigorosamente as instruções do socorrista para facilitar o resgate.
- Não tente salvar alguém sozinho se houver risco: ligue para 193 e jogue algum material flutuante até a chegada de profissionais.






