9 de julho de 2026

Após captura de Maduro, Donald Trump anuncia acordo por petróleo da Venezuela

Após captura de Maduro, Donald Trump anuncia acordo por petróleo da Venezuela
Após captura de Maduro, Donald Trump anuncia acordo por petróleo da Venezuela

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, informou, nesta terça-feira (6/1), que a Venezuela aceitou o acordo para entregar até 50 milhões de barris de petróleo ao país norte-americano. A movimentação foi aprovada por Delcy Rodríguez, que assumiu como presidente interina após a captura do ditador Nicolás Maduro em uma operação norte-americana, no sábado (3/1).

Em um comunicado, o republicano destacou que o petróleo venezuelano será vendido a preço de mercado. Ele se afirmou responsável por gerir o dinheiro do combustível fóssil em prol de ambos os povos: “Tenho o prazer de anunciar que as Autoridades Interinas da

- Publicidade -

Venezuela entregarão entre 30 e 50 MILHÕES de barris de petróleo de alta qualidade, sujeito a sanções, aos Estados Unidos da América”.

Veja as fotosAbrir em tela cheia Nicolás Maduro usando terno e com semblante sérioReprodução Wikimedia Commons Trump anuncia que EUA vão assumir administração da VenezuelaFoto/Fox Nicolás MaduroReprodução: Internet Donald Trump, presidente dos EUAReprodução: YouTube/ABC News

Voltar
Próximo

Leia Também

Política
Após traumatismo craniano de Jair Bolsonaro, Michelle desabafa: “Que tortura, meu Deus!”

Política
Governo Lula evita defender Maduro e diz que ele deve responder por seus atos

Política
Em Roma, José Roberto Arruda participa do jubileu católico e acompanha bênção do papa

Trump ainda anunciou já ter solicitado ao Secretário de Energia dos EUA, Chris Wright, a execução imediata do plano: “O petróleo será transportado por navios-tanque e levado diretamente aos portos de descarga nos Estados Unidos”.

O total de petróleo a ser entregue aos EUA após a aprovação de Delcy Rodríguez corresponde a cerca de dois meses da produção atual venezuelana. Por outro lado, a quantidade parece pequena perto do volume de consumo norte-americano. De acordo com a CNN Internacional, o país utilizou cerca de 20 milhões de barris por dia no mês passado.

Segundo a Energy Information Administration (EIA), a Venezuela concentra a maior reserva de petróleo do mundo, com capacidade estimada em cerca de 303 bilhões de barris, à frente de países como a Arábia Saudita (267 bilhões de barris) e o Irã (209 bilhões). O potencial, entretanto, é subaproveitado devido a baixa infraestrutura e sanções aplicadas.