O Comando Sul dos Estados Unidos anunciou uma nova ofensiva com ataques militares, desta vez atingindo duas embarcações utilizadas pelo narcotráfico em águas internacionais.
Em comunicado, o comando informou que, sob a gestão do secretário de Defesa dos Estados Unidos, Pete Hegseth, duas embarcações foram atingidas nesta quarta-feira (31/12), sob a justificativa de integrarem organizações terroristas.
“Informações de inteligência confirmaram que as embarcações estavam transitando por rotas conhecidas de narcotráfico e envolvidas em atividades de narcotráfico. Um total de cinco narcoterroristas foram mortos durante essas ações — três na primeira embarcação e dois na segunda”, informou o comando.
O governo não informou o número total de vítimas atingidas pelos ataques americanos, mas destacou que as ações estão intensificadas nas regiões do Caribe, do Pacífico Oriental e do Atlântico Sul.
Leia também
-
EUA matam três pessoas em novo ataque contra barcos no Caribe
-
EUA impõe sanções contra empresas ligadas ao petróleo da Venezuela
-
Comércio de drones motiva novas sanções dos EUA contra Irã e Venezuela
-
Botafogo sofre transfer ban da Fifa por dívida com clube dos EUA
Ofensiva
É a segunda ofensiva do governo americano a embarcações somente nesta semana. Em 30 de dezembro, ataques militares atingiram três embarcações utilizadas pelo narcotráfico.
Segundo o comunicado oficial, as embarcações viajavam em comboio e eram operadas por grupos classificados pelo governo norte-americano como Organizações Terroristas Designadas.
Informações de inteligência indicaram que os barcos seguiam rotas conhecidas do narcotráfico e haviam feito transferências de drogas entre si antes da ação militar.
Durante o primeiro ataque, três pessoas apontadas como integrantes dessas organizações morreram a bordo de uma das embarcações. As tripulações dos outros dois barcos abandonaram os veículos antes dos ataques subsequentes, que resultaram no afundamento das embarcações.






