
Aviões do Comando de Defesa Aeroespacial da América do Norte (Norad) devem chegar “em breve” a uma base militar localizada na Groenlândia para a realização de atividades planejadas anteriormente. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (19) pela organização binacional, formada por Estados Unidos e Canadá.
O anúncio acontece em meio à pressão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para a compra da Groenlândia, território pertencente à Dinamarca no Ártico e considerado estratégico por suas grandes reservas de minerais.
“Esta atividade foi coordenada com o reino da Dinamarca e todas as forças de apoio operam com as autorizações diplomáticas necessárias. O governo da Groenlândia também foi informado sobre as atividades previstas”, ressaltou o Norad.
De acordo com o Comando, as aeronaves devem pousar na base aérea de Pituffik, no oeste da ilha. “Eles darão suporte a atividades do Norad planejadas há muito tempo, com base na cooperação de defesa duradoura entre os Estados Unidos e o Canadá, e o reino da Dinamarca”, informou a organização.
Procurado pela AFP, o Norad não detalhou quantos aviões serão enviados nem quais atividades específicas serão realizadas durante a operação.
O Comando destacou ainda que realiza rotineiramente ações voltadas à defesa do espaço aéreo da América do Norte.






