
Com o nível do Rio Acre próximo da cota de transbordamento, fixada em 14 metros, equipes do Departamento de Estradas de Rodagem do Acre (Deracre) iniciaram, na manhã desta sexta-feira (16), a retirada de balseiros acumulados nas proximidades das pontes sobre o rio, em Rio Branco.
De acordo com a Defesa Civil municipal, na medição realizada às 5h o rio marcou 13,90 metros. Já às 9h, o nível subiu seis centímetros, chegando a 13,96 metros, aumentando a preocupação com a possibilidade de transbordamento.
Para a retirada dos entulhos, o Deracre mobilizou um barco do tipo rebocador e uma equipe técnica especializada. Segundo o órgão, o acúmulo de balseiros nos pilares de sustentação das pontes dificulta o escoamento das águas e pode comprometer a segurança e a estrutura das edificações.
Histórico recente
O Rio Acre ultrapassou a cota de alerta pela primeira vez no dia 27 de dezembro do ano passado, quando atingiu 13,73 metros. Horas depois, o nível chegou à cota de transbordamento, permanecendo acima dos 14 metros por cinco dias consecutivos.
Após esse período, o manancial iniciou um processo de recuo e saiu da cota de alerta em 2 de janeiro, quando marcou 12,91 metros, possibilitando o início dos trabalhos de limpeza nos bairros afetados pela cheia.
Em Rio Branco, as cotas de monitoramento do rio são:
-
⚠️ Atenção: 10 metros
-
🚨 Alerta: 13,50 metros
-
❗ Transbordamento: 14 metros
A elevação registrada nos últimos dias ocorre após um período de relativa estabilidade das águas observado na quarta-feira (14), quando, devido à redução das chuvas, o nível permaneceu em 13,32 metros até a medição das 18h. No entanto, entre a madrugada de quarta e a manhã de quinta-feira, o rio voltou a subir, apresentando elevação de 20 centímetros.
Além disso, na última segunda-feira (12), foi a quarta vez desde 9 de dezembro que o Rio Acre ultrapassou novamente a cota de atenção de 10 metros, após ter permanecido 13 dias acima desse nível e, em seguida, apresentado recuo.






