
Durante participação no Resenha Podcast, do YacoNews, nesta quinta-feira, o juiz aposentado e advogado Edinaldo Muniz fez duras críticas à gestão do prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, ao comentar a forma como, segundo ele, o Executivo municipal conduz a execução orçamentária.
Em sua fala, Muniz afirmou que não considera Bocalom um bom prefeito e classificou como o principal problema da gestão aquilo que chamou de uma grave distorção no uso do orçamento público, chegando a usar uma expressão forte para definir a prática. Segundo o ex-magistrado, o prefeito “puxa o freio de mão da despesa” prevista na Lei Orçamentária e, posteriormente, utiliza suplementações para gastar os recursos conforme interesses políticos, e não de acordo com o planejamento aprovado.
Edinaldo Muniz também contestou o discurso frequentemente adotado pelo prefeito de que “se não roubar, o dinheiro dá”. Para ele, a narrativa não corresponde à realidade, pois o que ocorre é a não execução do orçamento originalmente aprovado, com retenção de gastos em áreas essenciais e posterior redirecionamento dos recursos.
O ex-juiz destacou ainda que o orçamento público é uma das principais decisões da democracia, pois define quanto será investido em áreas sensíveis como merenda escolar, creches, professores, transporte público e demais serviços essenciais. Ao não executar o que foi planejado, segundo Muniz, o gestor acaba tomando decisões políticas que afetam diretamente a população e esvaziam o debate democrático construído no processo orçamentário.
A declaração reforça o tom crítico adotado por Edinaldo Muniz em sua atuação atual como influenciador e fiscalizador social, papel que ele vem exercendo com frequência nas redes sociais e em espaços de debate público, como o Resenha Podcast, gerando ampla repercussão entre apoiadores e críticos da gestão municipal.






