20 janeiro 2026

Falta de ritmo pesa em estreia e João Fonseca cai na abertura do Australian Open

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

João Fonseca foi eliminado na primeira rodada do Australian Open ao ser derrotado pelo norte-americano Eliot Spizzirri, na madrugada desta terça-feira (20/1), em Melbourne. Em sua estreia no primeiro Grand Slam da temporada, o brasileiro de 19 anos lutou ao longo da partida, chegou a reagir no segundo set, mas acabou superado por 3 sets a 1, com parciais de 6/4, 2/6, 6/1 e 6/2, após 2h41 de confronto.

A partida começou equilibrada, com João Fonseca confirmando seus games de saque com segurança nos primeiros momentos. Spizzirri, por sua vez, adotou uma postura sólida nas trocas de fundo de quadra, forçando o brasileiro a arriscar mais na definição dos pontos.

Veja as fotosAbrir em tela cheia Reprodução/JoãoFonseca Reprodução/joaofonseca Reprodução/JoãoFonseca

Voltar
Próximo

Leia Também

Esportes
“Não preciso pensar na pressão”: João Fonseca fala sobre expectativa para Roland Garros

Esportes
Alcaraz projeta primeiro jogo com João Fonseca e elogia brasileiro às vésperas de torneio

Esportes
Após eliminação em Madri, João Fonseca estreia no Challenger de Estoril, em Portugal

Esportes
A pressão: João Fonseca e os desafios de jovens atletas em grandes torneios

Apesar de ter registrado mais bolas vencedoras no set (13 contra 4), Fonseca cometeu mais erros não forçados, 14 contra 5. A única quebra da parcial veio no décimo game, quando o americano fechou em 6/4 após 42 minutos.

No segundo set, o brasileiro mudou o cenário da partida. Logo no game inicial, conseguiu a quebra de saque e passou a controlar as ações. Fonseca salvou break point com uma paralela de direita, confirmou serviços importantes e voltou a quebrar no quinto game. Com apoio expressivo da torcida brasileira presente no Melbourne Park, abriu vantagem confortável e fechou a parcial em 6/2. Os números refletiram o equilíbrio maior do brasileiro: apenas quatro erros não forçados, contra oito do adversário.

O terceiro set marcou a retomada do domínio de Eliot Spizzirri. O americano impôs ritmo forte desde o início, conseguiu duas quebras de serviço e não permitiu reação. A parcial terminou em 6/1, com ampla superioridade nos números: 14 winners para Spizzirri, contra 4 de Fonseca, além de apenas quatro erros não forçados, frente a 11 do brasileiro.

No quarto set, Spizzirri voltou a quebrar o saque de João Fonseca em duas oportunidades e abriu 4 a 1. Durante a parcial, o brasileiro solicitou atendimento médico devido a um desconforto ao fazer força com a perna esquerda. Sem dificuldades, o norte-americano manteve o controle da partida e fechou em 6/2, confirmando a vitória.

Após a eliminação, João Fonseca explicou que a falta de ritmo foi determinante para o resultado, descartando problemas físicos relacionados à lesão nas costas que o afastou dos torneios preparatórios.

“Tentei meu melhor hoje. Penso que foi ruim por não estar jogando 100%, mas, ao mesmo tempo, me dá maturidade de continuar, para entender meu corpo, meus limites. Hoje não era o dia. Mas acho que ainda estou confiante, jogando bem. Tenho feito bons treinos. Só preciso de ritmo, acho que a temporada será boa para mim”, disse o brasileiro, atual 32º do ranking da ATP.

O carioca também explicou o período de inatividade antes do Australian Open e reforçou que não sentiu dores durante o torneio. “Não me arrependo de nada. Penso que existem coisas na vida que você precisa tirar algo positivo. Minhas costas estão 100%, estou saudável novamente, só precisei de tempo. Foi bom para ver como lidar com uma partida de cinco set e fui cansando mais cedo. Precisei de ritmo, mas foi bom ter essa experiência, ver meus limites, como eu posso ir”, afirmou.

Ao detalhar o impacto da preparação interrompida, Fonseca voltou a destacar a falta de sequência competitiva. “Precisei de mais tempo. Desde o começo de Brisbane, eu não estava jogando, e quando voltei, ainda estava devagar. Depois parei novamente. Então foram quase 15 dias sem bater na bola 100%, sem muita intensidade”, completou.

O Australian Open marcou a primeira competição oficial de João Fonseca em 2026. O brasileiro havia desistido dos ATPs de Brisbane e Adelaide por conta das dores na lombar. Cabeça de chave 28 do torneio, ele se beneficiou de desistências na lista de inscritos para garantir a posição. Em fevereiro, Fonseca defende os pontos do título do ATP 250 de Buenos Aires e, na sequência, disputa o Rio Open, entre os dias 14 e 22.

- Publicidade -

Veja Mais