8 janeiro 2026

Força Delta: conheça a tropa de elite dos EUA que capturou Maduro

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, informou neste sábado (3/01) que forças americanas realizaram um ataque de grande escala contra a Venezuela e capturaram o presidente Nicolás Maduro. A ação foi realizada por equipes da Força Delta, uma tropa de elite do exército norte-americano.

A informação foi dada pela rede de TV CBS News, dos EUA. A Força Delta americana é uma unidade altamente secreta de operações especiais do Exército dos Estados Unidos.

Veja as fotosAbrir em tela cheia Caracas – Capital da VenezuelaFoto: Reprodução/X @GloballyPop Donald Trump, presidente dos EUAReprodução: YouTube/ABC News Nicolás MaduroReprodução: Internet Donald TrumpFoto: Reprodução/ABC Donald Trump e Nicolás MaduroInternet Reprodução

Voltar
Próximo

Leia Também

Notícias gerais
“Ele está bem”, garante porta-voz após Donald Trump ser atingido em comício

Política
“Gostei da ligação”, diz Trump sobre reunião com Lula

Política
“Fim de uma era de mortes e terror”, diz Trump em discurso após libertação de reféns

Política
“Lula não vai abanar o rabo nem dizer ‘I love you’ para Trump como Bolsonaro”, diz Haddad

No Exército dos EUA, a unidade é oficialmente chamada de 1º Destacamento Operacional de Forças Especiais – Delta. Dentre suas missões estão:

Executar ações de contraterrorismo;
Resgate de reféns;
Ações de reconhecimento de campo;
Buscar, capturar ou alvejar alvos de “alto valor”.

Em seu pronunciamento, feito por meio de uma rede social, Trump afirmou: “Os Estados Unidos da América realizaram com sucesso um ataque de grande escala contra a Venezuela e seu líder, o presidente Nicolás Maduro, que foi capturado, juntamente com sua esposa, e retirado do país por via aérea.”

De acordo com o presidente americano, a operação foi conduzida em conjunto com as forças de segurança americanas. O presidente não informou para onde Maduro e sua mulher, Cilia Flores, foram levados.

A vice-presidente da Venezuela, Delcy Rodriguez, se manifestou sobre a ação americana e garantiu não saber onde Maduro está. Ela ainda exigiu uma prova de vida para o governo dos Estados Unidos.

“Exigimos uma prova de vida imediata do presidente Nicolás Maduro e da primeira combatente Cilia Flores”, disse Rodríguez.

- Publicidade -

Veja Mais