11 janeiro 2026

Globo de Ouro: Relembre participações de brasileiros na premiação de cinema internacional

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O Brasil vem ganhando cada vez mais destaque nas premiações de cinema mundo afora. Este ano, concorrendo com o filme “O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Filho, em três indicações, o país garante mais uma participação no Globo de Ouro. Mas quais foram as outras passagens de produções nacionais e de brasileiros na corrida pelo prêmio que celebra o cinema e a televisão? O portal LeoDias reuniu um histórico para você ficar por dentro!

Na temporada de 2025, o Brasil conquistou pela primeira vez o prêmio de Melhor Atriz de Filme de Drama, com a atuação de Fernanda Torres em “Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles. O longa-metragem também foi indicado como Melhor Filme de Língua Não-Inglesa, mas acabou não vencendo a categoria.

Veja as fotosAbrir em tela cheia Wagner Moura em “O Agente Secreto”Reprodução / Neon Fernanda Torres em “Ainda Estou Aqui”Reprodução “O Beijo da Mulher-Aranha”Reprodução Fernanda Montenegro em “Central do Brasil”Reprodução “Cidade de Deus”Reprodução

Voltar
Próximo

Leia Também

Cultura
Em meio à expansão internacional, Globo de Ouro anuncia evento especial no RJ

TV
Qual é a diferença entre Globo de Ouro e Oscar? Entenda cada premiação

Cultura
Globo de Ouro fará evento no Rio em 2026 para celebrar cinema e TV do Brasil

Cultura
Brasil faz história no Globo de Ouro 2026 com três indicações para “O Agente Secreto”

Em 2015, Wagner Moura, que concorre neste ano como Melhor Ator em Filme Dramático, por “O Agente Secreto”, também esteve na disputa com “Narcos”. A produção exclusiva da Netflix concorreu aos prêmios de Melhor Série de Drama e de Melhor Ator em Série de Drama, mas não venceu.

O clássico “Cidade de Deus” também foi um filme de renome no exterior. O longa de Fernando Meirelles esteve indicado, em 2002, como Melhor Filme Estrangeiro, mas não ganhou o prêmio. Além do Globo de Ouro, a produção nacional teve quatro indicações no Oscar, incluindo Melhor Diretor, e venceu um BAFTA de Melhor Edição.

Também dirigido por Walter Salles, “Central do Brasil” foi um sucesso em 1998. A obra venceu na categoria Melhor Filme Estrangeiro e também recebeu uma indicação de Fernanda Montenegro como Melhor Atriz em Filme de Drama.

Em 1985, o Brasil foi representado no Globo de Ouro com “O Beijo da Mulher-Aranha” nas categorias de Melhor Filme de Drama, Melhor Ator em Filme Dramático e Melhor Atriz Coadjuvante, pelo papel de Sônia Braga.

“Pixote: A Lei do Mais Fraco”, de Héctor Babenco, esteve na premiação de 1981 disputando como Melhor Filme Estrangeiro, mas não levou a melhor.

Já “Orfeu Negro”, de 1959, é um filme que gera controvérsias. A produção venceu na Categoria de Melhor Filme Estrangeiro no Globo de Ouro, entretanto, apesar de ter sido filmado no Brasil e falado todo em português, o prêmio foi entregue para a França por conta da nacionalidade do diretor, Marcel Camus.

- Publicidade -

Veja Mais