13 janeiro 2026

Jornalismo da Globo dá show na cobertura dos últimos acontecimentos

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O jornalismo das TVs, tradicionalmente, trabalha com forças reduzidas, submisso às escalas do Natal e Ano Novo, mas nem isso impediu o oferecimento de uma cobertura extraordinária dos acontecimentos no final de semana.

Em tempos delicados, em que notícias falsas e conteúdos manipulados por IA desafiam diariamente a credibilidade da informação, o “Jornal Nacional”, no sábado, e o “Fantástico”, domingo, mostraram porque sempre são, em momentos como os de agora, as principais referências.

Com uma cobertura ágil, bem apurada e tecnicamente impecável, a principal aposta foi naquilo que faz toda a diferença: repórteres ao vivo, posicionados em pontos estratégicos, contextualização clara dos acontecimentos e uma narrativa que ajudou o público a compreender a dimensão política e internacional dos fatos que dominaram o noticiário.

Pedro Bassan, direto de Palm Beach e com a visão da mansão Mar-a-Lago, na Flórida, trouxe o pano de fundo simbólico das decisões acompanhadas pelo mundo, enquanto outros repórteres se revezavam com informações precisas, atualizações em tempo real e bastidores relevantes das ações diplomáticas e judiciais em curso.

Tudo isso construído em poucas horas, com rigor, responsabilidade e a virtude de saber transformar um noticiário complexo em uma cobertura fluida, didática e envolvente — sem abrir mão da checagem, da pluralidade de fontes e do compromisso com a informação.

Em um cenário de ruído e desinformação, o nosso jornalismo mostrou como sabe e se deve trabalhar.

(Pedro Bassan – Imagem do JN)

Nota com louvor
Sobre o mesmo caso, a agilidade e rápidas atitudes tomadas pelo jornalismo da Record, também deve ser reconhecidas e louvadas.

Ainda na manhã de sábado, horas depois da invasão e prisão de Maduro, Roberto Cabrini e Ari Peixoto voaram para pontos diferentes da fronteira da Colômbia com a Venezuela.

Não é por aí
Em 1º de dezembro, houve a preocupação desta coluna em consultar Vera Magalhães sobre sua situação, se continuaria ou deixaria a apresentação do “Roda Viva”.

A Vera, na ocasião, entendeu que não deveria partir dela qualquer informação, mas da TV Cultura.

(Vera Magalhães / Divulgação)

E também não
A exemplo da Vera Magalhães, também se tem como oficial que o contrato do Marcelo Tas chegou ao fim e não foi renovado. Pelo menos até agora.

E o que poderá significar o fim do “Provoca” ou ser designado outro alguém para conduzir o programa.

Passo atrás
Ambos os casos, o da Vera e o do Tas, nos levam para duas possíveis conclusões sobre a atual direção da TV Cultura. Ambas extremamente desastradas.

A primeira: que há o desejo de destruir todas as decisões da direção anterior, mesmo as mais acertadas. Ou, a segunda: que os seus atuais responsáveis, de televisão, não entendem coisa nenhuma.

Palavra da Cultura
Consultada sobre tão tenebrosa situação, a única informação recebida é que “ainda não temos novidades. Que tudo permanece igual”.

Resta descobrir igual à quê?

Programação de férias
Nesta terça, 19h, a reprise do nosso programa com Rafa Brites e Felipe Andreoli.

Os dois falando muito de Record e dos planos ainda em curso.

Nova direção
Amanhã, quarta-feira, será o primeiro dia de trabalho, de fato e direito, de Guillermo Pendino como novo diretor da Band.

Acredita-se que muita coisa, já a partir de agora, será colocada em prática, diante de todo o planejamento e estudos realizados no final do ano passado, durante o período de transição.

Novela vertical
Marjorie Gerardi fará a protagonista de “Magia e Paixão”, novela vertical da plataforma Kwai, que começa a ser gravada no próximo dia 12.

Escrita por Carlos Henrique Marques e sob direção-geral de Thiago Coquelet, trata-se de uma adaptação da original chinesa “Herdeira Vidente: Respeite a Vovó”.

(Marjorie Gerardi / Arquivo pessoal)

Olha que boa notícia
Marcos Oliveira, o Beiçola, volta aos palcos ao lado da atriz Narjara Turetta na peça “As Loucas de Copacabana”, de Gugu Olimecha.

Temporada no Teatro Candido Mendes, em Ipanema, com produção de Isabella Barros e Guilherme Del Rio.

Fechou legal
O SBT, diferentemente dos anos anteriores, teve um 2025 muito bom de receitas.

E as perspectivas para 2026 também se apresentam bem interessantes. A Copa do Mundo, claro, aparece entre os principais oferecimentos.

Parte comercial
O SBT ainda não tem um número definido de cotas para a Copa do Mundo, porque existem formatos diferentes e a obrigatoriedade de privilégios para os clientes oficiais da FIFA.

Porém, entre as marcas já asseguradas estão Esporte da Sorte, Airbnb, Seara, Friboi, Haleon e Mc Donalds.

Férias lá, olho aqui
Daniela Beyruti viajou com a família e só deve retornar ao Brasil na última semana do mês ou na primeira de fevereiro.

Mas, mesmo distante, nos Estados Unidos, está em contato direto com o SBT, inclusive participando de reuniões.

Agora vai
Viviane Araújo grava nesta semana as primeiras cenas como Consuelo para a novela “Três Graças”. Como locação escolhida, um cemitério, também com participação de Misael (Belo) na sequência. Devido ao período de festas, o roteiro de gravações sofreu algumas mudanças.

Meio a meio
Domingo passado, o SBT apostou em uma mistura de programa inédito com reprise no “PSS com Patrícia Abravanel”.

E, no caso do quadro musical que teve Ana Castela, houve o cuidado de informar que se tratava de um conteúdo exibido em janeiro de 2025. Mas, daqui por diante, promessa de um programa inteiramente inédito.

Coração acelerado
Em aquecimento para a estreia de “Coração Acelerado”, Luciano Huck recebe, no próximo “Domingão”, Paula Fernandes e parte do elenco da novela.

Também do elenco da novela, Gabz, Nathalia Cruz, Diego Martins e Guito participam do quadro “Sexolândia”, ao lado de Jaffar Bambirra, Nicole Bahls, Álvaro, Dona Déa Lúcia e Rafael Portugal.

(Crédito: Divulgação/@WCnoclick)

Bate – Rebate

Patrícia Poeta volta ao comando do “Encontro”, na Globo, segunda-feira que vem.
Meio mundo da TV, na próxima semana, estará em Miami para o Content Americas.
Após a série “Vítimas digitais” no GNT e “Garota do momento” na Globo, Maitê Padilha fechou com a Record para “Ben-Hur”.
A propósito, as gravações desta série serão disparadas hoje, com direção-geral de Leonardo Miranda.
Está chegando ao Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo, o espetáculo “Felicidade”, com Martha Nowill, Eduardo Estrela, Luisa Micheletti, Nilton Bicudo, Raphael Gama e Willians Mezzacapa…
… É a história de uma escritora, que acorda feliz sem ter o menor motivo. Como a tal felicidade não vai embora, ela tem de se adaptar à sua nova personalidade, mas será que os outros vão se adaptar a ela?
Na segunda que vem, portanto, daqui uma semana começa o “BBB”…
… Participantes estão confinados em um hotel do Rio e os nomes devem começar a respingar. A lista oficial será divulgada na sexta.
Na Band, Renata Fan reassume o programa “Jogo Aberto” no próximo dia 15…
O Neto, por sua vez, volta a apresentar “Os Donos da Bola” em 2 de fevereiro.

- Publicidade -

Veja Mais