Britto Júnior, jornalista que todos conhecem, levantou em suas redes sociais uma questão das mais delicadas e digna de maior preocupação:
“Em se tratando de reality shows, até que ponto vale a pena levar os participantes a limites extremos, físicos e/ou psicológicos?”
É claro que, no caso dos nossos, com “BBB” e “A Fazenda” como principais exemplos, Globo e Record devem aumentar – porque até já passou um pouco da hora, as suas atenções e preocupações.
A partir do ocorrido com Henry Castelli, que sofreu duas convulsões, a primeira durante uma prova e a segunda após o atendimento hospitalar, somos levados a interpretar que os cuidados precisam ser redobrados: antes, durante e até depois.
Assim como devem ser evitadas exigências que contrariem os próprios princípios humanos, como provas de resistência tão longas e cruéis.
Onde já se viu privar alguém de suas necessidades básicas e essenciais por mais de 24 horas? Isso é entretenimento?
Mas é o que corriqueiramente vem acontecendo.
Em vez de uma atração e qualquer diuversão, o que temos são situações cruéis, que beiram a irresponsabilidade.
Todos são levados a um nível extremo de desgaste psicológico e emocional. Isso precisa ser repensado e trabalhado com mais humanidade.
Programa de televisão nenhum precisa, e nem tem o direito, de chegar a tanto para ser um sucesso e alcançar seus objetivos.
(Henri Castelli deixou o ‘BBB 26’ / Crédito: Globo/Manoella Mello)
Pan na aberta
Está tudo certo para a TV Jovem Pan passar a operar em TV aberta – Canal 51 e operadoras.
E com isso poder ampliar significativamente o seu raio de ação, além de rádio, TV paga e digital. É uma parceria com Rinaldi Faria.
Porta em Portugal
A RTP de Portugal marcou para 22 de abril – Dia do Descobrimento do Brasil, a exibição de um especial do Porta dos Fundos escrito por Fábio Porchat e Gabriel Esteves. É “Porta pro Milhão”.
Além do Porchat, também participam Nuno Lopes, João Vicente de Castro, Gregório Duvivier, Luís Franco-Bastos, Priscila Castello Branco, Vasco Palmerim e Salvador Martinha.
(Foto 1 – Luís Franco, humorista português, Priscila Castello e João Vicente / Divulgação)
(Foto 2 – Greg e Vasco Palmerim / Divulgação)
Será que dá? – 1
No SBT está tudo certo para uma nova temporada do “Sabadou”, da Virginia, a partir de março.
Mas há uma apreensão em torno da correria da vida dela. Se irá conseguir atender a todos os compromissos, com Carnaval, Copa do Mundo e viagens, entre outros. E a televisão também.
Será que dá? – 2
Hoje, o SBT tem na Virginia um dos maiores sucessos da sua grade, mesmo em dia e horário complicados como é a noite de sábado.
Porém, embora ela tenha sempre cumprido com todas as obrigações, por parte da casa existe esta preocupação e o desejo de ter uma conversa antes de tudo. De qualquer forma, o “Viva a Noite” já foi colocado de sobreaviso.
Outra coisa
Ainda do SBT, a informação é que o “Programa do João”, do João Silva, está bem prestigiado.
Dá bons resultados de audiência e faturamento. Há, inclusive, o desejo de se investir mais nele. No dia 28, começam as gravações da nova temporada.
Norma da casa – 1
A direção da Record tem o tempo dela para tomar todas as decisões, especialmente as relacionadas à Programação e Artístico.
Nada, que do lado de fora possa parecer mais urgente, altera alguma coisa. Não adianta afobar e nem tentar pular etapas, “porque é sempre necessário deixar passar o primeiro momento”.
Norma da casa – 2
O “Hoje em Dia”, na sua forma e composição, por exemplo. Há quanto tempo há indícios de mudanças e certa expectativa em torno da indicação de alguém para o lugar da Ticiane Pinheiro?
Só que nada até agora e nem ninguém consegue arriscar quando.
Sem comentários
Ainda sobre a Record, a informação é que o comentarista criado por IA para o seu programa esportivo não será “aposentado”.
Ao contrário. Há o desejo de se investir ainda mais na sua participação e tirar algum proveito comercial com ela.
Verão
O “Band Esporte Clube” inicia nova temporada de verão neste sábado.
Durante as entradas da titular Kalinka Schutel do Paraná, interior e litoral de São Paulo, e Salvador, Mirelle Moschella ficará à frente do programa no estúdio.
Sobre o JG
Quanto ao “Jornal da Globo”, por favor, alguém precisa avisar o jornalismo da Globo que só a Renata Lo Prete nos basta.
E o melhor a fazer é procurar sempre valorizar seu conteúdo, sem iniciativas tão toscas como enfiar cadeiras e mesinha de bar nos seus cenários.
(Reprodução / Globo)
Groelândia
A Band foi a única TV brasileira com um jornalista em Nuuk, capital da Groelândia, em meio ao noticiário sobre o plano de Trump, presidente dos Estados Unidos, em anexar o território que pertence ao Reino da Dinamarca.
Trabalho realizado por Felipe Kieling, correspondente na Europa.
(Felipe Kieling / arquivo pessoal)
Microdrama
A plataforma ReelShort, referência no segmento de novelas verticais, se prepara para disparar, no Rio de Janeiro, as gravações de “Você pertence a mim”. Roberto Rowntree, Josi Larger, Ramon Bellan e Giselle Lopez integram o elenco.
A produção é da Cine 8, com direção de Emanuel Orengo e produção de elenco de Eduardo Pradella.
Bate – Rebate
Quarta-feira foi mais um dia complicado na Rede TV!, em função do processo de demissões, que tem atingido principalmente os mais antigos de casa…
… O que se comenta, em meio a tudo isso, é que a Rede TV! “será outra emissora” (?) após o Carnaval…
… Resta saber o que isso quer dizer!
Com a reexibição de uma entrevista de Glória Menezes e Tarcísio Meira, gravada em 2019, a TV Cultura comemora hoje, a partir das 22h, os 10 anos do “Persona”.
O Sony Channel marcou para 3 de fevereiro, às 23h, a estreia da série “Mamonas Assassinas”, em 5 episódios.
Zé Carlos Machado conta que a Record, ao convidá-lo para “Amor em Ruínas”, montou um plano para que ele possa seguir normalmente com seu trabalho no teatro…
… As gravações acontecerão nos intervalos do espetáculo “Dois Papas”, que divide com Celso Frateschi.
O “Eita, Lucas!” exibe neste sábado uma edição especial dedicada ao aniversário do apresentador Lucas Guimarães…
… No estúdio, o programa recebe a cantora Lexa e Geraldo Luís.
Amaury Lorenzo, de “Três Graças”, se divide entre as gravações da novela e os trabalhos do musical “Ópera do Malandro”…
O espetáculo estreia no próximo dia 23 e também reúne Ernani Moraes, Totia Meireles, José Loreto, Carol Costa, Andrezza Massei e Valéria Barcellos.






