
A Polícia Federal deflagrou, nesta segunda-feira (12), a Operação Ouro na Fronteira, uma ação integrada voltada ao combate ao garimpo ilegal de ouro na região de fronteira entre o Brasil e a Bolívia. A operação contou com a parceria da Polícia Nacional Boliviana e a coordenação do Centro de Cooperação Policial Internacional da Amazônia (CCPI).
No Brasil, a ação teve o apoio da Polícia Militar de Rondônia, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental de Rondônia. Ao todo, foram empregadas seis embarcações e mais de 50 policiais brasileiros e bolivianos.
As diligências foram realizadas nos rios Mamoré e Madeira, em território brasileiro, e no rio Madre de Dios, na Bolívia. Durante a operação, três dragas utilizadas de forma clandestina na extração de ouro foram inutilizadas no lado brasileiro. Também foram apreendidos frascos contendo mercúrio, substância altamente poluente, cujo uso no garimpo provoca graves danos ambientais e sérios riscos à saúde humana.

Durante a ação, uma pessoa foi presa em flagrante por posse ilegal de arma de fogo. As investigações seguem em andamento para identificar os financiadores, operadores e demais envolvidos na atividade criminosa.
A Operação Ouro na Fronteira faz parte da Operação Madeira Mamoré, coordenada pela Polícia Federal, que reúne forças de segurança federais e estaduais no enfrentamento a crimes ambientais e transnacionais na região noroeste de Rondônia.






