10 janeiro 2026

Prefeitura lança IPTU 2026 em Rio Branco com reajuste de 4,17%

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A Prefeitura de Rio Branco lançou, nesta quarta-feira (7), o IPTU 2026 com reajuste inflacionário de 4,17%. A gestão municipal também divulgou o calendário de pagamento, além das regras para descontos e isenções que podem beneficiar os contribuintes.

De acordo com a prefeitura, os carnês começarão a ser entregues até o fim de março. O pagamento terá início em abril, com possibilidade de acesso ao documento também pela internet.

Segundo o diretor de administração tributária da Secretaria Municipal de Finanças (Sefin), Josué Alexandre de Oliveira Junior, o reajuste segue o índice oficial de inflação. “O reajuste do IPTU foi de 4,17%, seguindo o valor acumulado em 12 meses do Índice de preços ao consumidor (INPC). Nesse ano, o pagamento poderá ser feito em até 8 parcelas e quem deseja optar pelo pagamento à vista, o desconto é de 20%, ambos com vencimento para 30/04”, explicou ao g1.

Ainda conforme o secretário, contribuintes com débitos de anos anteriores também poderão parcelar valores pendentes. “Se você tem dívida de exercícios anteriores, o desconto cai para 10% no pagamento à vista. Mas o cidadão pode optar pelo pagamento parcelado, aí, nesse caso, sem os descontos que são oferecidos na parcela 1”, destacou. O parcelamento das dívidas pode ser feito em até 36 vezes.

A prefeitura informou ainda que a arrecadação do IPTU apresentou crescimento nos últimos anos. Entre 2024 e 2025, o aumento foi superior a R$ 10 milhões. “Esse aumento se deu em decorrência da maior quantidade de contribuintes que efetuaram o pagamento do imposto, reflexo das ações de cobrança administrativa lançadas”, pontuou.

Isenções

Famílias que possuam integrantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) podem solicitar isenção do IPTU, desde que atendam a critérios específicos. O imóvel deve ser utilizado como residência da família, a renda familiar não pode ultrapassar cinco salários mínimos e é necessário comprovar comprometimento significativo da renda com despesas relacionadas ao tratamento.

Para garantir o benefício, os interessados devem apresentar laudo e documentação que comprovem o TEA. Os documentos devem ser entregues na sede da prefeitura, no Centro de Rio Branco, onde passarão por análise.

Com informações G1 Acre

- Publicidade -

Veja Mais