Professora toma posse em concurso de Roraima vestida de noiva e emociona: “Casei com a educação”

Foto: Reprodução / g1

A pedagoga Nayra Saldanha, de 50 anos, chamou a atenção e emocionou quem acompanhava a cerimônia de posse de novos professores do estado de Roraima ao comparecer ao evento usando um vestido de noiva, com direito a véu. O gesto simbólico marcou a realização de dois grandes sonhos: assumir um cargo efetivo na educação pública estadual e, finalmente, vestir o tão sonhado traje de noiva.

Aprovada em concurso público desde 2021, Nayra tomou posse no último dia 5 de janeiro, na Secretaria de Educação de Roraima (Seed), em Boa Vista. Ao assinar o termo de posse, ela brincou com a situação e comparou o concurso a um compromisso para a vida toda. “Até que a morte nos separe. Casei com a educação”, disse, sorrindo.

Formada em Pedagogia desde 2013, Nayra foi empossada junto com outros 67 profissionais da educação básica. Em 2022, ela chegou a ser aprovada em um concurso no município de Pacaraima, no interior do estado, mas guardou a promessa para quando fosse chamada pelo governo estadual.

O desejo de se casar sempre fez parte da vida dela, mas, segundo conta, os caminhos tomados ao longo dos anos foram outros. Há cerca de cinco anos, durante uma comemoração de aniversário em família, Nayra fez uma promessa: no dia em que tomasse posse no concurso do estado, entraria vestida de noiva.

“Todo mundo riu quando eu falei, mas eu disse que eles ainda iam ver”, relembra.

E viram mesmo. Um vídeo que mostra a entrada de Nayra na cerimônia vestida de noiva ultrapassou 50 mil visualizações nas redes sociais.

“Foi uma sensação maravilhosa. Algo muito esperado. Quando a gente conquista, se sente realizada. Me senti uma mulher muito realizada”, contou.

Vestido feito sob medida

A convocação para a posse chegou no dia 4 de dezembro de 2025. Morando em Pacaraima, Nayra precisou ir a Boa Vista no dia 29 para exames e entrega de documentos. No mesmo dia, aproveitou para procurar uma costureira e encomendar o vestido.

“Levei o modelo que tinha em mente, expliquei como queria e ela topou fazer. Tirou minhas medidas e disse que no dia seguinte eu já poderia provar”, contou.

Foto: Reprodução / g1

Depois disso, Nayra passou o fim de ano com a família em São João da Baliza, município do Sul de Roraima onde se formou há 10 anos. Ao retornar à capital, no dia 2 de janeiro, o vestido estava pronto.

“Ficou certinho. Eu amei. Me senti realmente como uma noiva”, disse.

No dia da posse, ela foi ajudada pela mãe e pela filha a se arrumar. Durante a cerimônia, algumas pessoas chegaram a perguntar se ela sairia dali para um casamento.

“Eu respondi: ‘Não, eu já estou no meu casamento. Meu casamento é com o meu concurso’”, brincou.

Antes da aprovação definitiva, Nayra trabalhou por cerca de 10 anos como professora temporária na rede pública, principalmente na área de artes. Com a efetivação no cargo, ela agora planeja uma nova etapa da vida: conquistar a casa própria.

Mãe de três filhos adultos — um de 31 anos e duas de 27 e 20 —, Nayra conta que enfrentou muitas dificuldades ao longo da carreira, incluindo demissões no fim do ano e mudanças constantes de cidade.

“Sofri muito para criar meus filhos, mas nunca deixei de correr atrás dos meus objetivos”, afirmou.

Ela deve atuar em uma escola de Boa Vista e ainda aguarda a definição da unidade onde irá trabalhar. Motivada, Nayra diz que pretende fazer a diferença em sala de aula.

“Gosto muito da minha profissão. Quero levar a arte e a educação como ferramentas para um mundo melhor”, destacou.

A cerimônia também marcou a posse de 68 novos professores e o encerramento oficial de dois concursos públicos da educação: o da Educação Básica e o da Educação Escolar Indígena. Atualmente, o estado conta com 1.797 docentes efetivos, sendo 1.007 da Educação Básica e 790 da Educação Escolar Indígena.

Categories: ENTRETENIMENTO