
O município de Sena Madureira, localizado no interior do Acre e conhecido como um dos principais polos da Região do Alto Purus, foi incluído na lista nacional de prioridades do Governo Federal para o enfrentamento da insegurança alimentar grave, conforme portaria publicada no Diário Oficial da União nesta segunda-feira, 26 de janeiro de 2026.
A iniciativa integra o Protocolo Brasil Sem Fome, estratégia coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) com o objetivo de fortalecer municípios com maiores índices de vulnerabilidade social e risco de insegurança alimentar. Ao todo, 500 localidades de todo o país foram selecionadas, e Sena Madureira figura entre elas ao lado de Rio Branco, Cruzeiro do Sul e Tarauacá.
A inclusão no protocolo não representa liberação de recursos financeiros diretos, mas assegura apoio técnico e institucional por até 12 meses para que a prefeitura e seus parceiros possam estruturar ações integradas de identificação e atendimento às famílias em maior risco. Para concretizar a adesão, a cidade precisa assinar o Termo Municipal de Aceite e aderir ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) no prazo de até 120 dias.
Entre as principais exigências para a implementação do protocolo estão a busca ativa de famílias em situação de insegurança alimentar, a aplicação de triagens de risco e a organização de fluxos integrados de atendimento, envolvendo Saúde, Assistência Social e outras políticas públicas.
A mobilização institucional para fortalecer as ações em torno da segurança alimentar em Sena Madureira ocorre em um contexto mais amplo de articulação entre União, Estado e municípios para enfrentar a pobreza e a vulnerabilidade no Acre. A presença do município nessa lista reforça a importância de políticas públicas estruturadas para garantir acesso à alimentação adequada e digna à população mais vulnerável.






