O empréstimo de Endrick ao Lyon, acertado com o Real Madrid até o fim da temporada 2025/26, inclui uma cláusula que pode alterar significativamente os valores envolvidos no acordo entre os clubes europeus. O atacante brasileiro chegou ao time francês em 2026 por um vínculo inicial de seis meses, sem opção de compra, com o objetivo de ganhar mais minutos em campo e se recolocar no radar da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo de 2026.
Pelos termos do contrato, o Lyon se comprometeu a pagar 1 milhão de euros ao Real Madrid pelo empréstimo, além de dividir os salários do jogador com o clube espanhol. No entanto, conforme informação confirmada pelo Lance!, há uma cláusula de desempenho que pode reduzir, ou até zerar esse valor.
Veja as fotosAbrir em tela cheia EndrickReprodução/Instagram Endrick estreia com a 9 do Real Madrid e negocia empréstimo ao LyonReprodução/Instagram: @endrick Reprodução/@gabriely
Voltar
Próximo
Leia Também
Esportes
“É preciso estar preparado para cada partida”, diz técnico do Real Madrid sobre Endrick
Esportes
A aposta do pai de Endrick: joia do Palmeiras brilha no sub-17 e chama atenção da Europa
Esportes
A paz reinou! Mãe e namorada de Endrick se abraçam após 1º gol do atleta pelo Real Madrid
Esportes
Ancelotti se derrete por Endrick e promete titularidade: “Fala pouco, trabalha muito”
Como funciona a cláusula de redução
O acordo estabelece que, a cada cinco partidas em que Endrick atuar como titular, o valor do empréstimo será reduzido em 200 mil euros. Dessa forma, caso o atacante complete 25 jogos iniciando entre os titulares, o Lyon ficará isento do pagamento total até o encerramento do contrato, previsto para junho de 2026.
Apesar da previsão contratual, o cumprimento da cláusula é considerado complexo em razão do calendário da equipe francesa. Até o fim da temporada, a Ligue 1 ainda terá 17 rodadas, número que pode ser ampliado apenas com o avanço do clube em competições eliminatórias.
Calendário e chances de atingir a meta
Na Europa League, o Lyon lidera a fase classificatória e ainda disputará duas rodadas, o que elevaria o total potencial de partidas para 21 jogos. Mesmo assim, o número ficaria abaixo das 25 atuações exigidas para a isenção total do valor do empréstimo.
Há ainda uma rodada da Copa da França, que pode ampliar esse total para 22 partidas possíveis. Entre esses compromissos está o confronto contra o Lille, marcado para domingo (11/1), às 17h (de Brasília), duelo que deve marcar a estreia de Endrick pelo clube francês. Para alcançar os 25 jogos como titular, o Lyon ainda dependeria de ao menos três partidas adicionais, condicionadas ao desempenho nas competições nacionais e continentais.
Histórico recente do atacante
Antes do empréstimo, Endrick encerrou sua passagem pelo Real Madrid com 40 partidas disputadas, sete gols e uma assistência desde que chegou ao clube em julho de 2024. Pelo Palmeiras, clube formador, o atacante acumulou 82 jogos, 21 gols e três assistências.
Durante o período em que estiver emprestado ao Lyon, o contrato estabelece que apenas metas de premiação individual seguem válidas para efeitos de bônus ao Palmeiras. Cláusulas relacionadas a gols, número de partidas e títulos serão consideradas exclusivamente a partir do desempenho do jogador enquanto estiver vinculado ao Real Madrid.






