9 janeiro 2026

Trump diz que supervisão dos EUA na Venezuela pode se estender por vários anos

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Foto: REUTERS/Kevin Lamarque

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que a presença e supervisão norte-americana na Venezuela, após a captura de Nicolás Maduro, pode durar por um longo período. A declaração foi feita em entrevista ao jornal The New York Times, publicada nesta quarta-feira (8).

Questionado sobre quanto tempo os Estados Unidos permaneceriam no país, Trump evitou dar prazos. “Só o tempo dirá”, respondeu. Ao ser provocado sobre períodos como três ou seis meses, ou até um ano, o presidente foi direto: “Eu diria muito mais”.

Durante a entrevista, Trump voltou a destacar o interesse no petróleo venezuelano e falou em reconstruir a infraestrutura do país voltada à extração do recurso. “Vamos reconstruir de uma forma muito lucrativa”, disse. Segundo ele, os EUA pretendem usar o petróleo, reduzir o preço do produto e repassar recursos à Venezuela. “Eles precisam desesperadamente desse dinheiro”, afirmou.

De acordo com o secretário de Estado, Marco Rubio, o plano apresentado por Trump prevê três fases e envolve o uso do petróleo venezuelano por tempo indefinido. Parlamentares republicanos têm demonstrado apoio à proposta, enquanto democratas alertam para o risco de uma intervenção internacional sem respaldo legal.

No último sábado, os Estados Unidos realizaram a operação chamada “Resolução Absoluta”, que resultou na prisão de Nicolás Maduro e de sua esposa, Cilia Flores. Maduro foi levado para Nova York, onde deve responder a acusações de corrupção e posse de armas. A acusação de narcotráfico, que inicialmente sustentava a ofensiva, acabou sendo retirada pelo governo norte-americano.

Por Marcos Henrique.

- Publicidade -

Veja Mais