Moradores do Seringal Porongaba, no Alto Rio Iaco, se mobilizaram na última sexta-feira (13) para desencalhar um batelão que havia sido danificado após colidir com um tronco de árvore submerso. O acidente fluvial ocorreu na tarde de quinta-feira (12) e mobilizou a comunidade diante da complexidade da situação.
De acordo com informações repassadas pelos ribeirinhos, a embarcação pertence ao senhor Manoelzinho, morador da comunidade Boa Esperança. Os filhos dele haviam saído para deixar um gado em uma localidade vizinha e retornavam para casa com o batelão vazio quando, ao tentar ultrapassar outra embarcação, acabaram atingindo um toco escondido na água, provocando um furo no casco.

Na sexta-feira, diversas pessoas se reuniram para ajudar na retirada do batelão, utilizando outras embarcações com motores de popa para auxiliar na operação. Após algumas horas de esforço coletivo, o barco foi finalmente removido do local e levado até a margem do rio, onde deverá passar por reparos.
Apesar do susto e dos danos materiais, ninguém ficou ferido. A ação rápida da comunidade foi fundamental para evitar um prejuízo ainda maior ao proprietário.







