
Com a intensificação da cheia, o governo do Acre, por meio do 4º Batalhão de Educação, Proteção e Combate a Incêndios Florestais (4º BEPCIF), do Corpo de Bombeiros Militar, realizou, na manhã desta terça-feira, 3, em Cruzeiro do Sul, um treinamento específico voltado à pilotagem de embarcações que serão utilizadas nas operações de retirada e apoio às famílias atingidas.
O treinamento se deu de forma teórica e prática, com o objetivo de reforçar técnicas de navegação em áreas alagadas, manobras seguras e procedimentos de resgate, garantindo mais eficiência e segurança, tanto para os agentes quanto para a população. A ação integra as estratégias de preparação das forças de segurança para atuar de forma rápida e coordenada diante da elevação do nível das águas.
Com as frequentes chuvas intensas na região do Vale do Juruá, a cheia do rio segue impactando bairros urbanos e diversas comunidades ribeirinhas. Nesta terça-feira, 3, o nível do Rio Juruá atingiu 13,42m, ultrapassando a cota de transbordamento, provocando alagamentos e colocando famílias em situação de vulnerabilidade.

De acordo com o segundo-sargento do Corpo de Bombeiros e comandante operacional das instruções da capacitação, Isnard Werner Ferreira, o treinamento é fundamental para manter o nível de prontidão das equipes e fortalecer o trabalho integrado.
“O Corpo de Bombeiros realiza um treinamento de aperfeiçoamento com 36 alunos, divididos em dois grupos de 18, com atividades nesta terça-feira, 3, e na quinta-feira, 5. A capacitação inclui aulas teóricas sobre procedimentos de segurança e operação das embarcações, incluindo o uso dos motores, para garantir que as equipes estejam preparadas para atuar com segurança em áreas afetadas pela enchente, evitando riscos à população”, frisou.

O treinamento seguiu com deslocamento até um igarapé de características sinuosas, onde foram realizadas atividades práticas voltadas à manobrabilidade das embarcações. O objetivo foi simular situações reais de navegação em áreas alagadas, permitindo que as equipes aprimorassem técnicas operacionais e garantissem a execução dos serviços com segurança durante as ações de resgate.

Participando da primeira turma do treinamento aquático, o soldado do 4° Batalhão de Educação, Proteção e Combate a Incêndio Florestal (BEPCIF), Matheus Lima, destacou a importância da capacitação:
“Essa instrução de nivelamento náutico é fundamental, pois procura manter a tropa em um mesmo padrão técnico e operacional. Aqueles que já atuam na área precisam atualizar seus procedimentos. Revisamos técnicas e simulamos situações que podem ocorrer em nosso dia a dia. Além do treinamento técnico e operacional, este treinamento aumenta a segurança da nossa guarnição, melhora nosso tempo de resposta e garante um atendimento mais eficiente à população”.

Para minimizar os impactos da cheia do rio sobre as pessoas atingidas pela enchente, o governo tem adotado uma série de mecanismos emergenciais, como o monitoramento constante do nível das águas, a atuação integrada das forças de segurança na retirada preventiva de famílias de áreas de risco, a disponibilização de abrigos temporários e a distribuição de assistência humanitária. As ações também incluem o apoio logístico com embarcações, o reforço nas equipes de atendimento e a articulação entre diferentes órgãos para garantir respostas rápidas e eficazes à população afetada.

As ações integram as medidas do governo do Acre para reduzir os impactos da cheia do Rio Juruá, fortalecendo a preparação das forças de segurança e a atuação conjunta dos órgãos.
Via Secom






