25 fevereiro 2026

Cobra caninana é capturada por bombeiros em residência de Sena Madureira

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Cobra caninana estava escondida atrás de estante de sala — Foto: Arquivo/Corpo de Bombeiros de Sena Madureira
Cobra caninana estava escondida atrás de estante de sala — Foto: Arquivo/Corpo de Bombeiros de Sena Madureira

Uma cobra da espécie caninana (Spilotes pullatus) foi capturada pelo Corpo de Bombeiros Militar do Acre na tarde da última segunda-feira (23), no município de Sena Madureira.

O animal foi encontrado em uma residência localizada no bairro São Felipe. Assustados com a presença da serpente, moradores da casa acionaram os bombeiros para realizar o resgate do animal silvestre.

De acordo com a guarnição, a cobra foi capturada com o auxílio de uma pinça de contenção, equipamento utilizado em ocorrências envolvendo animais silvestres e peçonhentos. Após o resgate, o animal foi retirado do local de forma segura.

A caninana é considerada uma das maiores serpentes da fauna brasileira e pode ultrapassar 2,5 metros de comprimento. Apesar do tamanho, a espécie não é peçonhenta e geralmente se alimenta de aves, roedores, anfíbios e pequenos mamíferos.

Os bombeiros alertam que, ao se deparar com animais silvestres, a população não deve tentar capturá-los por conta própria, pois eles podem reagir como mecanismo de defesa, causando ferimentos.

A orientação é acionar equipes especializadas para que o resgate seja feito com segurança, evitando riscos tanto para os moradores quanto para o próprio animal.

- Publicidade -

Veja Mais