Saúde e bem-estar são o foco do Centro de Atendimento ao Servidor Penitenciário, em Rio Branco. O prédio, que vai atender aos servidores do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), contou com o investimento de R$1,8 milhão, custeados pelo Instituto de Previdência do Acre (Acreprevidência).
O presidente do Iapen, Marcos Frank Costa, destacou a importância da obra para os servidores: “Agradecemos ao governo do Estado, porque essa obra é fruto do compromisso da gestão com os servidores penitenciários, trazendo mais qualidade de vida e bem-estar para a categoria”.
O chefe do Departamento de Engenharia do Acreprevidência, Manoel Pinheiro, explica que, apesar de terem ocorrido chuvas acima da média nos últimos meses, a obra avança conforme o cronograma estabelecido. “Houve uma dificuldade inicial, que foram as fundações. Contudo, está correndo muito bem; a dinâmica é muito boa”, relata.
No local serão oferecidos serviços de odontologia, psicologia, psiquiatria e fisioterapia, bem como um estúdio de pilates, com o objetivo de trabalhar a prevenção e cuidados de saúde para os servidores.
O chefe do Departamento de Infraestrutura do Iapen, Paulo Renato Dantas, destacou que o projeto segue de acordo com o cronograma: “A gente está sem nenhum tipo de intercorrência; é uma obra complexa, mas está tudo dentro do previsto. A parte da sala de odontologia, os equipamentos estão comprados, os equipamentos de pilates também, realmente a gente está se limitando agora à parte de engenharia, de construção”.

Chefe da Divisão de Assistência ao Servidor Penitenciário (Dasp), Adriana Maia reforça que os atendimentos vão impactar a qualidade de vida dos servidores: “Uma melhora efetiva da saúde e qualidade de vida que retorna para o sistema penitenciário por meio da satisfação de seus trabalhadores gerando, consequentemente, menor adoecimento, menos afastamentos relacionados à saúde”.
Via Secom







