
Um Tamanduaí (Cyclopes didactylus), considerado o menor tamanduá do mundo, foi resgatado por uma equipe do 3º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar em uma obra localizada na Avenida Dias Martins, em Rio Branco.
O animal silvestre foi encontrado em uma obra próxima à Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), fato que chamou a atenção de trabalhadores e transeuntes da região, que acionaram a equipe de salvamento na sexta-feira (6).
De acordo com o soldado João Victor Moraes, a ocorrência foi considerada incomum devido às características da espécie.
“É um animal típico da nossa região, porém raro de ser visto, pois tem hábitos noturnos, é estritamente arborícola e considerado o menor tamanduá do mundo. Ele foi avistado por trabalhadores e pessoas que passavam pelo local, em uma obra de academia particular, o que motivou o acionamento da nossa equipe”, explicou.
Após o resgate, o Tamanduaí foi encaminhado ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) de Rio Branco, onde será avaliado, catalogado e, posteriormente, reinserido em seu habitat natural.
Segundo o bombeiro, o aparecimento do animal em áreas urbanas está diretamente relacionado ao desmatamento e à redução do habitat natural.
“Com a ocupação humana avançando sobre áreas naturais, esses animais acabam buscando alimento em regiões próximas às residências”, destacou.
O título de menor tamanduá do mundo se deve ao seu porte reduzido: o Tamanduaí pode pesar entre 250 e 400 gramas e medir cerca de 30 a 40 centímetros. Encontrado na Amazônia e na América Central, o animal é noturno, arborícola, alimenta-se principalmente de formigas e utiliza a cauda preênsil para se locomover entre as copas das árvores.






