6 fevereiro 2026

Entenda o que é pielonefrite, a infecção que levou Thaynara OG à internação

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Thaynara OG revelou que está com pielonefrite, uma infecção que atinge o sistema urinário. Devido ao seu quadro de saúde, ela precisou ficar internada para receber a medicação intravenosa. Mas o que é a pielonefrite? Quais são os sintomas e causas? Por que foi necessária a internação? A reportagem do portal LeoDias ouviu um especialista que deu todos os detalhes da doença.

Segundo o urologista Dr. Rodrigo Trivilato, a pielonefrite é uma infecção, na maioria das vezes, bacteriana. Geralmente ele é mais grave do que aquela infecção na área “baixa”, como infecção na bexiga, por exemplo. “Normalmente o que a gente sempre fica preocupado são as complicações dela, porque se ela não for tratada corretamente, pode levar a complicações, como por exemplo, sepse urinária, que é a infecção generalizada, abscesso renal, que é pus, às vezes precisa até de um procedimento cirúrgico para drenar”, definiu.

Veja as fotosAbrir em tela cheia Thaynara OGReprodução Instagram Thaynara OG/ montagem Thaynara OGReprodução Thaynara OGReprodução Instagram Thaynara OG

Voltar
Próximo

Leia Também

Saúde
Internada há 6 dias, Thaynara OG revela diagnóstico: “Começou com uma infecção urinária”

Famosos
“Astronauta maranhense”: Thaynara OG fala sobre fascínio pelo espaço e planos para o futuro

Reality Show
BBB 25: Jornalista garante que Thaynara OG estará no reality; Saiba quem é a dupla

Redes Sociais
Ex-sogras em harmonia: mães de Thaynara OG e Gustavo Mioto trocam interações na web

Thay relatou febre, falta de apetite e cansaço. Outros sintomas são: dor intensa na lombar, calafrios, náuseas, vômitos. Normalmente, esses calafrios já vêm associados à febre, náuseas, vômitos, dor e ardência para urinar, aumento da frequência urinária – quando a pessoa vai mais vezes ao banheiro fazer xixi em menor quantidade -, a urina pode estar turva, com mau cheiro, e às vezes até com sangue.

“Casos mais graves podem dar uma baqueada no estado geral, confusão mental, principalmente em pacientes idosos, em crianças, em pacientes com comorbidades, como por exemplo a diabetes”, detalhou.

Tratamento
O tratamento é feito com antibioterapia, hidratação e monitorização. Às vezes, é necessária internação desse paciente, medicamentos sintomáticos para náusea, vômitos para dor, mas os antibióticos são a linha de frente.

“Casos leves podem ser tratados em casa com medicamentos por boca, via oral. Casos mais graves precisa ser internado e está tratando com um medicamento endovenoso. Às vezes até, dependendo da gravidade desses pacientes, precisa ser internado em unidade de terapia intensiva. O tempo de tratamento varia normalmente entre 10 a 14 dias de antibiótica terapia”, explicou.

Causa
A principal causa é quando tem aquela infecção urinária baixa e ela não é tratada ou é tratada de modo incorreto. Ela sobe para o trato urinário superior. Outros fatores também que podem ser a causa da pielonefrite por exemplo, é pedras nos rins, causando obstrução, não deixando a urina passar, podendo causar a doença, entre outros.

“Pacientes com comorbidades que levam a baixa imunidade, classicamente a gente já pensa, o que é importante aqui é que o diagnóstico precoce é importantíssimo, não esperar ter esse quadro tão evoluído, paciente ter confusão mental, hipotensão, queda da pressão, uma febre muito alta. É importante a gente, quando ter esses sinais, principalmente pacientes com comorbidades, idosos, crianças e grávidas, já procurar o pronto-socorro para fazer o tratamento e evitar as complicações mais graves”, disse o médico.

- Publicidade -

Veja Mais