12 fevereiro 2026

Governo acusa prefeito Gerlen Diniz de arrombar Casa do Agricultor em Sena Madureira

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A agenda divulgada pelo prefeito de Sena Madureira, Gerlen Diniz, com o senador Alan Rick (Republicanos), pré-candidato ao governo do Acre, e a ex-deputada federal Mara Rocha (Republicanos), realizada nesta quarta-feira, 11, ganhou contornos graves após a revelação de um suposto arrombamento de um prédio público ainda em obras.

Segundo apuração do ac24horas, a comitiva realizou uma vistoria na Casa de Apoio Humberto Freire — que passará a se chamar Casa do Agricultor — mesmo com o local fechado e sem inauguração oficial. O espaço, que ainda está em fase de finalização, teria sido arrombado pela equipe do prefeito para viabilizar a ação política e institucional.

Apesar de a emenda parlamentar para a reconstrução do imóvel ser de autoria do senador Alan Rick, a obra segue sob responsabilidade do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária do Acre (Deracre). De acordo com a apuração, o prédio estava trancado justamente por ainda não estar concluído.

Ainda conforme a reportagem, o prefeito Gerlen Diniz teria entrado em contato com a presidente do Deracre solicitando as chaves do local para cumprir a agenda com os aliados políticos. O pedido, no entanto, foi negado pelo governo do Estado, sob a justificativa de que o imóvel ainda passava por ajustes finais e não poderia ser acessado.

Mesmo assim, a visita ocorreu.

O episódio foi classificado por fontes do governo como a “gota d’água” na relação entre o Palácio Rio Branco e o prefeito de Sena Madureira. A cúpula do governo estadual já discute o acionamento da Polícia Civil, para apurar possível crime de dano ao patrimônio público, e da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), para adoção das medidas jurídicas cabíveis.

Um secretário estadual, ouvido sob condição de anonimato, fez duras críticas à postura do prefeito e dos opositores que participaram da agenda. “O pior de tudo é o prefeito do PP participar disso. Ele que ganhou para deputado estadual, federal e prefeito com apoio do partido e agora demonstra não ter respeito pelo maior líder da sigla, que é o governador Gladson Cameli”, afirmou.

Segundo a mesma fonte, o episódio deixa claro que o rompimento político partiu do prefeito. “Gerlen só prova que está rompendo politicamente com o governo. Ele está rompendo, e não o governo rompendo com ele”, disse, acrescentando que a atitude pode estar ligada a uma tentativa de pressionar o Estado por espaços e cargos na estrutura governamental.

A futura Casa do Agricultor foi projetada para oferecer suporte a produtores rurais que se deslocam das regiões do Caeté, Iaco, Purus e outras áreas produtivas até Sena Madureira. O espaço contará com quartos para repouso, área de alimentação, climatização e estrutura adequada para acolher agricultores que buscam tratamento de saúde ou precisam resolver demandas administrativas na cidade.

Até o momento, nem o prefeito Gerlen Diniz nem os demais participantes da agenda se manifestaram oficialmente sobre a acusação de arrombamento. O caso, no entanto, deve ter novos desdobramentos nos próximos dias, tanto no campo político quanto no jurídico.

Fonte: ac24horas.

- Publicidade -

Veja Mais