
O Juízo da Vara de Sena Madureira realizou, na ultima terça-feira (3), oito audiências concentradas no Instituto Socioeducativo (ISE). A iniciativa teve como objetivo o acompanhamento processual e a reavaliação das medidas aplicadas aos adolescentes, assegurando o respeito aos direitos fundamentais.
Durante as audiências, foram analisados aspectos como o tempo de cumprimento das medidas socioeducativas, o comportamento institucional, a participação em atividades pedagógicas e profissionalizantes, os vínculos familiares e as perspectivas de reinserção social. A atuação integrada entre as instituições busca garantir que as medidas cumpram sua função pedagógica, e não apenas punitiva.
O juiz Caique Cirano destacou a importância do trabalho presencial no acompanhamento dos adolescentes. Segundo ele, a presença do Judiciário na unidade socioeducativa permite uma escuta mais sensível e uma compreensão mais humana das histórias que envolvem cada processo.

“Estar presente, dialogar com as equipes técnicas e com os adolescentes faz diferença para o alinhamento com o princípio da proteção integral. A presença do Judiciário fortalece os vínculos institucionais, aproxima a Justiça da realidade social e contribui para a reconstrução dessas trajetórias de vida”, afirmou o magistrado.
Na quarta-feira (4), também foi publicada a Portaria nº 321/2026, que estabelece o cronograma das próximas audiências concentradas. As sessões estão previstas para os dias 12 de maio, 11 de agosto e 10 de novembro, todas a serem realizadas na unidade socioeducativa.
A íntegra da portaria pode ser consultada na edição nº 7.951 do Diário da Justiça, na página 4.






