4 fevereiro 2026

Morre aos 70 anos frei Sérgio António Görgen, ex-deputado do PT e fundador do MST

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Na última terça-feira (3/2), o ex-deputado e frade franciscano, Frei Sérgio António Görgen morreu aos 70 anos. Ele sofreu um infarto em casa, na cidade de Hulha Negra, no interior do Rio Grande do Sul. O religioso teve atuação decisiva na criação do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), do MPA (Movimento dos Pequenos Agricultores) e do próprio Partido dos Trabalhadores (PT).

Ele sobreviveu ao massacre da Fazenda Santa Elmira, em 1989. Uma reintegração de posse comandada pelo governador da época, Pedro Simon (MDB) e a brigada militar do Rio Grande do Sul, terminou na morte de 19 pessoas, no município de Salto do Jacuí, na região centro-norte do estado gaúcho.

Veja as fotosAbrir em tela cheia Frei Sérgio António GörgenReprodução Instagram PT Frei Sérgio António GörgenMPABrasil/Divulgação
Frei Sérgio António GörgenFoto: Cobari

Voltar
Próximo

Leia Também

Famosos
“Achei que a gente fosse morrer”: Bárbara Evans relata pavor em voo para São Paulo

LeoDiasTV
“A TV aberta está esquecendo dos jovens”, diz Flávio Ricco a Juliana Alganãraz

Música
“A vida se quebrou em partes”: Cícero fala do novo álbum e adianta detalhes da turnê

Notícias
“A vida é feita de escolhas”: pai nega que jovem de 14 anos morto em megaoperação seja vítima

O frei ainda atuava em protestos, sendo eles mobilização por crédito agrícola nos anos 1990, contra a Reforma da Previdência em 2017 e atos favoráveis ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em 2018, realizados em Brasília.

Na rede social X, antigo Twitter, o presidente Lula lamentou o falecimento: “Estou muito triste com a partida de meu grande amigo, Frei Sérgio Antônio Görgen, que faleceu aos seus 70 anos.

A fé e as sábias palavras de Frei Sérgio durante suas visitas em Curitiba me ajudaram a atravessar com força e esperança os momentos difíceis da prisão injusta a que fui submetido. Ele carregava consigo uma história de vida exemplar. De luta e de sacrifícios pessoais – incluindo greves de fome – para garantir os direitos daqueles que vivem da agricultura familiar.

Frei Sérgio dedicou sua vida a cumprir o ensinamento de Cristo: “Dai de comer a quem tem fome”. Lutou pela alimentação do corpo e da alma. E deixa esta vida com sua missão cumprida, que seguirá servindo de exemplo e inspiração a todos nós. Descanse em paz, companheiro”.

O PT também emitiu uma nota de pesar no Instagram: “O Partido dos Trabalhadores (PT) manifesta profundo pesar pelo falecimento de Frei Sérgio Görgen.

Frade franciscano, ex-deputado estadual, filiado ao PT desde 2000 e dirigente histórico do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), Frei Sérgio foi exemplo de luta pelo povo do campo, pela agricultura camponesa, pela reforma agrária e soberania alimentar.

Frei Sérgio foi uma liderança incansável no combate à fome e na construção da defesa da agricultura camponesa como modo de vida e resistência.

Sua trajetória foi marcada pela fé e a coragem em torno do compromisso inabalável por um Brasil mais justo.

O PT expressa toda a solidariedade com familiares, companheiras e companheiros do MPA e com todas as organizações populares que caminharam ao seu lado.

O legado de Frei Sérgio permanece vivo na luta do povo do campo.

Frei Sérgio Görgen, presente!”

- Publicidade -

Veja Mais