2 fevereiro 2026

Olimpíadas de Inverno 2026 começa nesta semana; veja horários, locais e onde assistir

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2026 será realizada na próxima sexta-feira (6/1), às 16h (de Brasília), em Milão. O evento marca oficialmente o início da 25ª edição da Olimpíada de Inverno e abre a programação principal da competição, que acontece no norte da Itália. Apesar da cerimônia ocorrer na sexta, algumas modalidades já entram em ação antes, com treinos oficiais e partidas inaugurais a partir da quarta-feira (4/1).

Formato inédito e sedes espalhadas pelo norte da Itália
Os Jogos de Milão-Cortina 2026 inauguram um modelo descentralizado de sedes. As competições estarão distribuídas por diferentes cidades italianas, cada uma especializada em determinadas modalidades, reduzindo a concentração em uma única região.

Veja as fotosAbrir em tela cheia Nicole SilveiraReprodução/@nicole__silveira Nicole SilveiraReprodução/@nicole__silveira Brasil no desfile dos atletas em Pequim 2022Reprodução/COB Nicole SilveiraReprodução/@nicole__silveira

Voltar
Próximo

Leia Também

Esportes
Jogos Olímpicos de Inverno: Brasil pode alcançar delegação recorde em Milão-Cortina 2026

Esportes
Brasil anuncia maior delegação da sua história nos Jogos Olímpicos de Inverno

Esportes
Brasil nos Jogos Olímpicos de Inverno: relembre as participações mais marcantes da história

Flávio Ricco
Gil do Vigor participará da transmissão da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno na Globo

Milão receberá a cerimônia de abertura e provas de patinação artística, patinação de velocidade, short track e hóquei no gelo. Cortina d’Ampezzo sediará curling, luge, skeleton, bobsled e o esqui alpino feminino. Outras cidades como Livigno, Bormio, Predazzo, Val di Fiemme, Tesero e Antholz-Anterselva também integram o mapa olímpico. A cerimônia de encerramento será realizada em Verona.

Esportes em disputa e novidade no programa olímpico
Ao todo, 16 esportes fazem parte do programa dos Jogos Olímpicos de Inverno 2026, somando 116 provas que distribuirão medalhas. A principal novidade é o esqui de montanhismo, modalidade que estreia no programa olímpico e combina subidas e descidas de montanhas no menor tempo possível.

Além da nova modalidade, a competição contará com biatlo, bobsled, combinado nórdico, curling, esqui alpino, esqui cross-country, esqui freestyle, hóquei no gelo, luge, patinação artística, patinação de velocidade, short track, salto de esqui, skeleton e snowboard.

Brasil chega à maior delegação da história
O Brasil participa dos Jogos Olímpicos de Inverno desde Albertville-1992 e chegará a Milão-Cortina 2026 para sua décima participação. A delegação brasileira será a maior já enviada ao evento, com 14 atletas, além de um reserva.

Os brasileiros estarão presentes em cinco esportes: bobsled, esqui alpino, esqui cross-country, skeleton e snowboard. O melhor resultado do país na história da competição segue sendo o nono lugar de Isabel Clark no snowboard cross, nos Jogos de Turim, em 2006.

Programação do primeiro dia de competições
A agenda da quarta-feira, primeiro dia com atividades oficiais, inclui o treino do downhill masculino do esqui alpino, às 7h30. No período da tarde, a partir das 15h05, acontecem as partidas da fase round robin do curling em duplas mistas, com confrontos simultâneos entre Suécia e República da Coreia, Grã-Bretanha e Noruega, Canadá e Tchéquia, além de Estônia e Suíça.

Ainda na quarta-feira, às 15h30, está programado o treino oficial do luge individual masculino.

Onde assistir aos Jogos Olímpicos de Inverno 2026
No Brasil, os Jogos Olímpicos de Inverno de 2026 terão ampla cobertura. A transmissão em TV aberta será feita pela TV Globo, enquanto o SporTV exibirá as competições na TV por assinatura.

Para quem prefere acompanhar pela internet, os Jogos estarão disponíveis no Globoplay, no ge e na CazéTV. Na CazéTV, a apresentação ficará a cargo de Fernanda Gentil, diretamente da Itália, com participações do surfista Pedro Scooby acompanhando o desempenho dos atletas brasileiros.

- Publicidade -

Veja Mais