11 fevereiro 2026

TJAC prestigia encerramento de cursos profissionalizantes no Centro Socioeducativo Santa Juliana

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) prestigiou na manhã desta quarta-feira, 11, o encerramento do curso de Corte e Costura e do curso de Barbeiro realizado com alunas do Centro Socioeducativo Mocinha Magalhães e alunos do Centro Socioeducativo Santa Juliana.

Antes de iniciar a cerimônia, o juiz Bruno Perrota, que estava representando a Coordenadoria da Infância e Juventude (Coinj) na agenda, conheceu a estrutura da Escola Darquinho e da unidade de socioeducação, reformadas recentemente.  O presidente do ISE, Mário César, explicou que foi implementada uma inovação com uma nova separação por faixa etária. Em razão disso, estão no Centro Socioeducativo Santa Juliana apenas socioeducandos a partir dos 18 anos de idade ou que estão próximos de completar essa idade. A ideia é dar mais atenção para esse público e a aprimorar as etapas que antecedem a saída.

A solenidade contou com uma apresentação do coral e apresentação musical, protagonizada pelas socioeducandas. Em seguida, inaugurando as falas protocolares, o diretor operacional do Instituto Socioeducativo do Acre (ISE/AC) Maurício Pinheiro agradeceu as parcerias: “O ISE executa as medidas socioeducativas, mas quem faz o sistema socioeducativo no estado do Acre funcionar é o trabalho em rede. É o apoio do Poder Judiciário, do Ministério Público e tantos outros parceiros que trazem oportunidades para os nossos adolescentes. É muito satisfatório ver um egresso e saber que ele foi por um caminho diferente do que ele seguia antes de vir para o sistema”.

O juiz Bruno Perrota parabenizou a rede e os profissionais envolvidos nas atividades educativas. “Parabenizo toda essa rede que cuida dos nossos jovens. Todos os professores que, com muita dedicação, vão além de apenas ensinar, contribuindo também para a formação do caráter. Sou juiz há três anos e, assim que ingressei na magistratura, em dezembro de 2022, todos os novos magistrados realizaram uma visita a este espaço. Ao retornar agora, percebo nitidamente o esforço do poder público para que este não seja apenas um local de cumprimento de sanção, mas, sobretudo, um espaço de oportunidades. Este é o momento de plantar uma boa semente, porque tenho certeza de que a família de cada um de vocês deposita esperança em um futuro melhor”.

As capacitações foram promovidas pelo Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec). Foram 14 alunas e alunos que completaram a carga horária de 80 horas-aula, sendo oito do curso de barbeiro e 6 do curso de corte e costura.

No encerramento, a professora Marion Rodrigues afirmou estar grata por contribuir na formação das adolescentes. “Muitas começaram inseguras e com medo de usar as máquinas, mas agora elas estão aptas para aprender novas técnicas e se desenvolverem mais”, assinalou. De igual modo, o professor Vicente Caruto parabenizou os jovens: “A profissão de barbeiro é uma das mais antigas da história e no momento atual ela é uma oportunidade para qualquer lugar. Parabéns aos que se esforçaram e melhoraram seu desempenho ao longo dessa trajetória”, concluiu.

Uma das socioeducandas disse que não esperava que fosse gostar tanto do curso. “É um conhecimento com que eu posso usar para ganhar dinheiro. Mesmo que eu tenha um trabalho, a costura pode ser um extra e também posso fazer várias coisas na minha casa. Eu adorei”, falou. Já um dos adolescentes contou que durante os três meses do curso de barbeiro, as aulas melhoraram a rotina.

Os familiares compareceram na cerimônia e participaram da entrega de certificados. Também foram entregues, simbolicamente, os kits de barbeiro e máquinas de costura para as concludentes, contudo os itens serão recebidos oficialmente no momento da desinternação.

POR Miriane Braga Teles | Comunicação TJAC

- Publicidade -

Veja Mais