Com o objetivo de melhorar o atendimento à saúde dentro do sistema prisional, o Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen) está construindo uma Unidade Básica de Saúde (UBS) na Divisão de Estabelecimentos Penais de Cruzeiro do Sul. A obra conta com investimento de R$ 210 mil.
A nova estrutura permitirá que a maioria dos atendimentos médicos seja realizada dentro da própria unidade, reduzindo a necessidade de deslocamento de detentos para serviços externos. Segundo a direção do presídio, a medida deve contribuir para mais segurança e agilidade no atendimento.
Atualmente, Cruzeiro do Sul é o único entre os municípios acreanos com unidades prisionais que ainda não possui uma UBS, o que dificultava a implementação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade (Pnaisp). Para viabilizar o projeto, o Iapen firmou parceria com a prefeitura do município.

A proposta é oferecer atendimento básico de saúde diretamente no presídio, evitando o agravamento de doenças e diminuindo a demanda por encaminhamentos externos. A unidade foi planejada para atender às exigências da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), com estrutura ampla e adequada.
O espaço contará com mais de 300 metros quadrados de área construída, incluindo cerca de 20 salas destinadas a atendimentos clínicos e odontológicos.
Outro destaque da obra é a utilização de mão de obra de internos, que participam da construção e, com isso, têm direito à remição de pena, contribuindo também para a ressocialização.


