A Patrulha Maria da Penha do 8º Batalhão da Polícia Militar (8º BPM) realizou uma campanha de prevenção e combate à violência contra a mulher em comunidades rurais e indígenas ao longo do Rio Caeté, em Sena Madureira.
A ação foi desenvolvida em parceria com a Secretaria de Estado da Mulher e alcançou mais de 11 comunidades da região, entre elas a Comunidade Seguro, Comunidade Cuidado, Comunidade Iracema e a Sede do Cazumbá.

Durante a operação, realizada entre os dias 8 e 13 de março de 2026, os militares promoveram palestras, orientações e serviços de apoio, beneficiando mais de 280 mulheres das localidades visitadas.
A campanha também chegou às comunidades indígenas da região, incluindo Aldeia Igarapé Preto, Aldeia Buenos Aires, Aldeia Extrema e Aldeia Bica do Cannamari, reforçando as ações de conscientização sobre os direitos das mulheres e os mecanismos de denúncia em casos de violência.

Segundo o 8º BPM, a operação teve como objetivo fortalecer a prevenção à violência doméstica, por meio de atividades educativas, patrulhamento ostensivo e maior presença da Polícia Militar nas áreas rurais de Sena Madureira.


