19 de junho de 2026

Polícia Civil do Acre participa de debate nacional sobre investigação de homicídios em SP

Polícia Civil do Acre participa de debate nacional sobre investigação de homicídios em SP
Foto: Cedida

A Polícia Civil do Acre (PCAC) participou de um encontro nacional realizado em São Paulo, voltado ao aprimoramento das investigações de homicídios no Brasil. A instituição foi representada pelo delegado Alcino Ferreira Júnior.

O evento, intitulado “Como avançar na investigação de homicídios?”, foi promovido pelo Centro de Gestão e Políticas Públicas do Insper (CGPP), em parceria com o Instituto Sou da Paz, reunindo especialistas, pesquisadores e representantes de órgãos públicos de todo o país.

- Publicidade -

Durante o encontro, foi destacado um cenário preocupante: o Brasil registra, em média, cerca de 55 mil homicídios por ano, tendo como principais vítimas jovens negros do sexo masculino. Diante desse quadro, os debates enfatizaram a necessidade de fortalecer a capacidade investigativa e reduzir a impunidade.

Dados apresentados, com base no relatório “Onde Mora a Impunidade”, mostram que apenas 36% dos homicídios ocorridos em 2023 foram esclarecidos pelas Polícias Civis e denunciados pelos Ministérios Públicos até o fim de 2024. O levantamento também apontou grandes diferenças entre os estados, com alguns alcançando mais de 70% de elucidação, enquanto outros não chegam a 25%.

O delegado Alcino Ferreira Júnior participou de uma das mesas de discussão, abordando os avanços na medição da elucidação de homicídios e a importância da integração entre instituições públicas, academia e sociedade civil. Ele também destacou a Portaria MJSP nº 1.145/2026, que trata da criação de um indicador nacional para medir a resolução desses crimes.

A participação da PCAC reforça o compromisso da instituição com a qualificação dos seus profissionais e com a adoção de práticas mais eficientes no combate à criminalidade. A troca de experiências com outros estados contribui para o fortalecimento das investigações e para uma atuação mais eficaz na segurança pública.