A Itália já começa a se mexer para a mudar a estrutura de seu futebol após ficar de fora da terceira Copa do Mundo de forma consecutiva. Nesta quinta-feira (2/04), o presidente da Federação Italiana de Futebol, Gabriele Gravina, pediu demissão do cargo. Além dele, o ex-goleiro e chefe da delegação, Gianluigi Buffon entregou sua carta de demissão. Outro que também deve oficializar sua saída é o técnico e ex-jogador Gennaro Gattuso.
O presidente da Federação optou por deixar o cargo após sofrer pressão por parte do governo italiano para sair. Gravina estava no cargo desde 2018 e participou dos fracassos na eliminações nas repescagens de 2022 e 2026.
Veja as fotosAbrir em tela cheia Felipe Melo jogou na Juventus com Buffon entre 2009 e 2011 / ReproduçãoFelipe Melo jogou na Juventus com Buffon entre 2009 e 2011 / Reprodução Buffon; Barzagli, Bonucci, Chiellini; Darmian, Marchisio, Pirlo, Verratti (Thiago Motta), De Sciglio; Balotelli (Parolo), Immobile (Cassano).Reprodução/ESPN Itália vence e mantém vivo o sonho de voltar à Copa após ficar fora em 2018 e 2022Reprodução/ X @azzuri Reprodução/@azzurri Gattuso, técnico da Seleção ItalianaReprodução/X: @Azzurri
Voltar
Próximo
Nenhum item relacionado encontrado.
Buffon também confirmou a saída após a renúncia de Gravina afirmando que é “justo deixar para quem vier depois a liberdade de escolher a figura que julgar melhor para ocupar o meu cargo”.
Rassegnare le mie dimissioni un minuto dopo la fine della gara contro la Bosnia, era un atto impellente, che mi usciva dal profondo. Spontaneo come le lacrime e quel male al cuore che so di condividere con tutti voi.
Mi è stato chiesto di temporeggiare per far fare le giuste… pic.twitter.com/OWtl0znwd0
— Gianluigi Buffon (@gianluigibuffon) April 2, 2026
Outro que não deve resistir e confirmar sua saída nas próximas horas é o técnico Gennaro Gattuso. O ex-jogador, campeão do mundo com a “Azzurra” em 2006, não conseguiu classificar a equipe para o Mundial deste ano.
Enquanto recolhe os cacos e inicia a reformulação de seu futebol, a Itália sonha com Pep Guardiola como seu novo técnico, como afirma o jornal Gazzetta Dello Sport. Outros nomes como o técnico Roberto Mancini, campeão da Eurocopa com a Itália em 2021, e Massimiliano Allegri, do Milan, e Antonio Conte, do Napoli, também estão em pauta para assumir o comando da “Azzurra”.


