16 de junho de 2026

Lula defende atuação de empresas brasileiras em Portugal

Lula defende atuação de empresas brasileiras em Portugal
Foto: Ricardo Stuckert/PR.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta terça-feira (21), em Lisboa, que Portugal pode se tornar a principal porta de entrada para empresas brasileiras no mercado europeu. A declaração ocorre às vésperas da entrada em vigor do acordo entre Mercosul e União Europeia, prevista para 1º de maio.

Durante a visita oficial, Lula se reuniu com o presidente português António José Seguro, empossado em março, no Palácio Nacional de Belém. Em seguida, participou de almoço com o primeiro-ministro Luís Montenegro, no Palácio São Bento.

- Publicidade -

O chefe do Executivo brasileiro defendeu o fortalecimento da integração econômica entre os dois países e incentivou a presença de empresas nacionais em território português. Como exemplo, citou a atuação da Embraer, que mantém unidade industrial em Évora desde 2012.

“A gente pode repetir vários acontecimentos, como a Embraer, aqui em Portugal. A Embraer é a demonstração mais bem-sucedida de uma empresa brasileira que está aqui ajudando a construir coisas em Portugal”, afirmou, em fala dirigida ao primeiro-ministro.

No campo econômico, o fluxo comercial entre Brasil e Portugal alcançou US$ 4,5 bilhões em 2025, somando exportações e importações. O saldo foi favorável ao Brasil, com superávit de US$ 2 bilhões. Além da aviação, empresas brasileiras têm presença nos setores de siderurgia, máquinas e equipamentos.

Já Portugal se destaca como fornecedor de petróleo e gás ao Brasil, além de investir em áreas como infraestrutura e energia elétrica.

Outro tema abordado foi a presença de brasileiros em território português. Segundo Montenegro, a comunidade ultrapassa 500 mil pessoas e tem apresentado boa integração.

“os brasileiros que procuram Portugal, que neste momento são mais de 500 mil, têm vindo para trabalhar, para desenvolver os seus projetos de vida, e têm tido uma integração social e econômica absolutamente impecável.”

Apesar disso, o primeiro-ministro reconheceu episódios isolados de tensão. “Isto não significa que não possa ter havido, aqui ou ‘acolá’, um foco de perturbação”, disse.

O número de brasileiros em Portugal é significativamente maior que o de portugueses no Brasil, que somam cerca de 104 mil, segundo o Censo 2022 do IBGE.

Durante a agenda em Lisboa, manifestantes favoráveis e contrários ao presidente brasileiro se concentraram em frente ao Palácio de Belém. De acordo com a Rádio e Televisão de Portugal, os grupos foram separados por barreiras policiais e não houve confrontos.

A visita ocorre no feriado de Tiradentes, que marca a memória de um dos símbolos da luta pela independência do Brasil. Antes de chegar a Portugal, Lula passou por Espanha e Alemanha, onde participou de encontros políticos e econômicos.

O retorno ao Brasil está previsto para a noite desta terça-feira, após escala em Cabo Verde, com chegada à Base Aérea de Brasília por volta das 23h50.

Com informações da Agência Brasil.