Início / Versão completa
POLITICA

Trump diz que reunião com Lula na Casa Branca foi “muito produtiva”

Por Cris Menezes 07/05/2026 14:27 Atualizado em 07/05/2026 14:27
Publicidade

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, comentou nesta quinta-feira, 7, sobre o encontro realizado com o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, na Casa Branca, em Washington.

Publicidade

Por meio das redes sociais, Trump classificou a reunião como “muito produtiva” e afirmou que os dois governos discutiram temas estratégicos envolvendo comércio internacional e tarifas econômicas.

“Acabei de concluir minha reunião com Luiz Inácio Lula da Silva, o dinâmico presidente do Brasil. Discutimos diversos temas, incluindo comércio e, especificamente, tarifas. A reunião foi muito produtiva”, escreveu o presidente norte-americano.

📸 @ricardostuckert

Trump também informou que representantes dos dois países continuarão mantendo reuniões técnicas nas próximas semanas para aprofundar os assuntos debatidos durante o encontro.

Publicidade

“Nossos representantes têm reuniões agendadas para discutir alguns pontos-chave. Outras reuniões serão agendadas nos próximos meses, conforme necessário”, acrescentou.

Lula chegou à Casa Branca por volta das 12h, no horário de Brasília, e permaneceu no local por aproximadamente três horas. Diferentemente do que estava previsto inicialmente, os dois presidentes não concederam entrevista coletiva conjunta após a reunião.

Durante o encontro fechado no Salão Oval, os líderes discutiram temas ligados ao combate ao crime organizado, relações comerciais, minerais críticos e cooperação bilateral entre Brasil e Estados Unidos.

📸 @ricardostuckert

Após a reunião oficial, Lula e Trump participaram de um almoço reservado na Casa Branca.

O presidente brasileiro foi recebido por Trump na entrada oficial da residência presidencial norte-americana, em cerimônia com tapete vermelho, antes do início da agenda diplomática.

O encontro ocorreu cerca de sete meses após a última reunião entre os dois líderes, realizada em outubro do ano passado, na Malásia.

Do lado brasileiro, uma das prioridades da reunião foi a discussão sobre medidas de cooperação internacional no enfrentamento ao crime organizado, além das negociações envolvendo tarifas comerciais que ainda afetam setores da economia brasileira.

📸 @ricardostuckert
Recomendado
Publicidade
Ver matéria completa no site
Página AMP gerada pelo Tupa AMP Pro com componentes válidos para AMP. Scripts comuns do tema são bloqueados nesta versão para reduzir erros de validação.