1 de julho de 2026

Vereadora tem microfone arrancado durante sessão na Câmara de Porto Alegre após citar áudio de Flávio Bolsonaro

Vereadora tem microfone arrancado durante sessão na Câmara de Porto Alegre após citar áudio de Flávio Bolsonaro
Foto: Reprodução

A sessão da Câmara Municipal de Porto Alegre, realizada nesta quarta-feira (13), terminou em confusão após o vereador Mauro Pinheiro (PP) retirar o microfone usado pela vereadora Juliana dos Anjos de Souza (PT) durante um discurso no plenário.

O episódio aconteceu quando a parlamentar comentava o vazamento de áudios envolvendo o senador Flávio Bolsonaro (PL) e o banqueiro Daniel Vorcaro, dono do Banco Master. As gravações, divulgadas pelo portal The Intercept Brasil, mostram Flávio cobrando repasses financeiros relacionados à produção de um filme sobre o ex-presidente Jair Bolsonaro.

- Publicidade -

“Acabou de vazar um áudio do seu presidente pedindo dinheiro para o Vorcaro”, afirmou Juliana momentos antes de ter o microfone retirado pelo colega parlamentar.

A atitude provocou tumulto no plenário e levou o presidente da Casa, Moisés Barboza (PSDB), a suspender a sessão por dois minutos.

Nas redes sociais, Mauro Pinheiro se apresenta como defensor de pautas conservadoras e apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro. Até a última atualização do caso, o vereador não havia se pronunciado oficialmente sobre o episódio.

Após a confusão, Juliana dos Anjos classificou o caso como violência política de gênero. Em nota, a vereadora afirmou que o ato representou uma tentativa de silenciamento dentro do Parlamento.

Segundo ela, o episódio foi “um ataque à liberdade de expressão, ao parlamento e à democracia”. A parlamentar informou ainda que pretende acionar a Comissão de Ética da Câmara e tomar medidas judiciais contra o vereador.

A discussão ocorreu durante o debate sobre a Emenda 107 ao projeto da Lei de Uso e Ocupação do Solo (LUOS). Antes do tumulto, a vereadora Comandante Nádia (PL) havia criticado parlamentares da esquerda, acusando-os de promover “terrorismo político” durante as discussões sobre o Plano Diretor da capital gaúcha.

Ao pedir aparte, Juliana rebateu as declarações e mencionou o caso envolvendo Flávio Bolsonaro e Daniel Vorcaro, momento em que ocorreu a retirada do microfone.

O caso ganhou repercussão nacional nas redes sociais e entre lideranças políticas. O deputado federal Paulo Pimenta manifestou apoio à vereadora e afirmou que situações como essa representam tentativa de intimidar mulheres na política.

O escândalo citado pela parlamentar envolve o banqueiro Daniel Vorcaro, atualmente preso em Brasília sob investigação da Polícia Federal por supostos crimes financeiros. De acordo com as investigações, os prejuízos podem chegar a R$ 12 bilhões.

Mensagens e áudios divulgados pelo The Intercept Brasil mostram Flávio Bolsonaro solicitando repasses milionários para financiar o filme “Dark Horse”, cinebiografia sobre Jair Bolsonaro. O senador confirmou a autenticidade das conversas, mas afirmou que se tratava apenas de busca por patrocínio privado para a produção audiovisual.

Veja:
https://www.instagram.com/reel/DYUcKr6uCa8/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA==