A espera acabou. A Copa do Mundo de 2026 teve início nesta quinta-feira (11/6), no Estádio Azteca, na Cidade do México, e os donos da casa começaram a caminhada no torneio com vitória sobre a África do Sul. Em uma partida marcada por três expulsões, domínio territorial dos anfitriões e uma atuação apagada dos africanos, o México confirmou o favoritismo e largou na frente no Grupo A com vitória de 2×0.
O cenário mais impressionante da abertura esteve nas arquibancadas. O Azteca, palco de mais uma estreia de Mundial, entregou a atmosfera que se espera de uma Copa do Mundo. Desde os primeiros toques na bola, a torcida mexicana transformou o estádio em uma festa constante, empurrando a equipe e criando um ambiente de pressão para os adversários.
Veja as fotosAbrir em tela cheia México x África do Sul pela partida de abertura da Copa do MundoReprodução/YURI CORTEZ / AFP México x África do Sul pela partida de abertura da Copa do MundoReprodução/YURI CORTEZ / AFP Copa do Mundo acontece em 2026Divulgação: FIFA
Voltar
Próximo
Leia Também
Esportes
“Complicado ser eu”, dispara Neymar após ficar fora de jogo que terá presença de Ancelotti
Esportes
“Despedida” antes da Copa: Brasil marca amistoso no Maracanã em Maio
Esportes
“Hoje é difícil imaginar o Brasil campeão da Copa”, diz Ronaldo sobre Seleção
Esportes
“Não sou eu, o brilho vem de Deus”: Endrick decide para o Brasil e emociona
Dentro de campo, o México assumiu o controle logo nos minutos iniciais. Aos três minutos, Raúl Jiménez já obrigava Ronwen Williams a fazer uma boa defesa. Pouco depois, veio o primeiro gol desta edição da Copa.
Aos oito minutos, Julián Quiñones aproveitou um erro na saída de bola da África do Sul e finalizou para abrir o placar. O lance simbolizou boa parte do que foi a atuação sul-africana ao longo da partida: dificuldades na construção das jogadas, erros de passe e pouca capacidade de reação.
Mesmo em vantagem, os mexicanos seguiram pressionando. Quiñones acertou a trave, Jiménez desperdiçou oportunidades e Williams precisou trabalhar para impedir que o placar fosse ampliado ainda no primeiro tempo.
A África do Sul só conseguiu produzir uma finalização com algum perigo já na reta final da etapa inicial, quando Lyle Foster apareceu livre para cabecear, mas mandou para fora.
Se a situação já era complicada para os africanos, ela ficou ainda pior logo no início do segundo tempo. Aos quatro minutos, Sphephelo Sithole recebeu cartão vermelho após uma entrada forte na entrada da área. Com um jogador a mais, o México passou a encontrar ainda mais espaços e transformou a superioridade em gol aos 22 minutos. Após cruzamento para a área, Raúl Jiménez apareceu para marcar o segundo e ampliar a vantagem.
A partida ganhou contornos ainda mais favoráveis aos mexicanos quando Themba Zwane também foi expulso. Após revisão do VAR, o árbitro brasileiro Wilton Pereira Sampaio identificou uma agressão e mostrou o vermelho direto para o meio-campista sul-africano.
Com dois atletas a mais, o México teve o controle absoluto da partida, mas não conseguiu transformar o domínio em uma goleada. Apesar da posse de bola e das chances criadas, a equipe mostrou limitações na construção ofensiva e encontrou dificuldades para acelerar o jogo diante de um adversário já desorganizado.
Nos minutos finais, o número de expulsões aumentou novamente. César Montes recebeu cartão vermelho após uma entrada forte em Khuliso Mudau e tornou-se o terceiro jogador expulso da partida, reduzindo a vantagem numérica mexicana.
O apito final confirmou os primeiros três pontos dos anfitriões na competição. A vitória coloca o México em boa posição no Grupo A, que também conta com Coreia do Sul e República Tcheca.
Se a abertura da Copa entregou toda a emoção esperada nas arquibancadas do Azteca, o futebol apresentado em campo ficou abaixo da intensidade da festa. Ainda assim, o Mundial de 2026 já tem sua primeira vitória, seu primeiro gol e seus primeiros protagonistas, além de uma estreia marcada por cartões vermelhos e por uma torcida que foi a que mais se destacou no jogo.



