Uma portaria do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República chamou atenção após ser publicada no Diário Oficial da União (DOU) com nomes genéricos entre os militares designados para atuar na Secretaria de Segurança Presidencial. O documento citava um major do Exército como “Fulano de Tal” e um tenente da Polícia Militar do Distrito Federal como “Cicrano de Tal”.
Além deles, foi designado para a função de assistente o 1º sargento da Marinha Márcio Adriano de Jesus Leite. A portaria nº 172, datada de 19 de junho de 2026, foi assinada por Vinícius Damasceno do Nascimento, diretor do Departamento de Gestão da Secretaria-Executiva do GSI. Com a designação, os militares passariam a ocupar a Gratificação de Representação da Presidência da República, código Nível IV.
Veja as fotosAbrir em tela cheia Diário Oficial da União desta segunda-feira (22/6/26)Reprodução: Diário Oficial da União Grades no Palácio do PlanaltoCrédito: Isabella Calzolari – G1 Presidente Luiz Inácio Lula da SilvaCrédito: Planalto – Breno Araújo Palácio do PlanaltoCrédito: Fabio Rodrigues Pozzebom – Agência Brasil Presidente Luiz Inácio Lula da SilvaCrédito: Ricardo Stuckert/PR
Voltar
Próximo
Leia Também
Notícias
GSI fez disparo contra pessoa que tentou invadir Granja do Torto na noite do atentado
Política
Defesa de Heleno provoca Moraes: “Um juiz julgador ou um juiz inquisidor?”
Política
Justiça determina corte imediato de privilégios concedidos a Bolsonaro como ex-presidente
Política
Atos Golpistas: Veja o resumo do 1º dia de julgamento de Jair Bolsonaro no STF
Após a repercussão nas redes sociais, o GSI informou que identificou o problema na publicação e que a correção será feita na próxima edição do Diário Oficial da União (DOU).
O caso também chamou atenção por um detalhe de linguagem. Embora o texto oficial tenha usado a forma “cicrano”, a grafia considerada consagrada na norma culta é “sicrano”, termo usado para se referir a uma pessoa indeterminada, ao lado de “fulano” e “beltrano”.
Publicações oficiais no Diário Oficial da União são usadas para registrar atos administrativos, nomeações, exonerações e outras decisões do poder público. Por isso, erros em documentos desse tipo costumam gerar repercussão, especialmente quando envolvem cargos ligados à Presidência da República.
Até a retificação, a portaria publicada mantém o registro com os nomes genéricos, que deverão ser substituídos pelos dados corretos na edição seguinte do DOU.



