Um homem de 36 anos foi preso preventivamente em São Gabriel da Palha, no Espírito Santo, após investigações apontarem que ele planejava matar o próprio filho, de 8 anos, para deixar de pagar pensão alimentícia à ex-companheira. O caso veio à tona depois que conversas do suspeito com o ChatGPT foram compartilhadas com autoridades dos Estados Unidos, que emitiram um alerta às forças de segurança brasileiras.
Segundo a Polícia Civil, a prisão foi realizada no dia 19 de junho, um dia antes da data em que o investigado teria planejado cometer o crime. De acordo com os investigadores, o homem afirmou nas conversas que já possuía uma arma, uma corda e cianeto para executar o plano.
Leia Também
Notícias
“Parasita” da vida real: nu, homem é preso por morar em baixo de casa de idosa
Notícias
ChatGPT conquista 1 milhão de usuários em uma hora com imagens no estilo Studio Ghibli
Notícias
“Assassino do Twitter” é executado no Japão após matar 9 pessoas
As autoridades informaram ainda que a OpenAI, empresa responsável pelo ChatGPT, comunicou o conteúdo das mensagens ao FBI. Em seguida, as informações foram encaminhadas ao Ministério da Justiça do Brasil por meio de cooperação internacional e repassadas à Polícia Civil do Espírito Santo, que iniciou as diligências e solicitou a prisão preventiva do suspeito.
Além das ameaças contra o filho, o investigado também teria manifestado intenção de realizar ataques em escolas e igrejas para provocar o maior número possível de vítimas. Os policiais afirmam ainda que ele relatou ter oferecido R$ 50 mil para que um pistoleiro assassinasse a criança, embora a existência desse suposto criminoso ainda esteja sendo investigada.
O suspeito negou à polícia que pretendesse matar o filho. O celular dele foi apreendido e será submetido à perícia. O homem poderá responder por crimes como tentativa de homicídio, ameaça e incitação ao crime, enquanto as investigações continuam para esclarecer todos os detalhes do caso.


